Política

Marcelino Galo confiante na criação da RM de Vitória da Conquista

Gilberto Júnior
Após um tempo na geladeira projeto volta a ser discutido   |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior

Publicado em 04/09/2011, às 11h01   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Na próxima segunda-feira (5), uma reunião deve formatar o projeto de Lei que cria a Região Metropolitana de Vitória da Conquista. Muita polêmica foi provocada pelo deputado Marcelino Galo (PT) quando apresentou o projeto ainda no primeiro semestre. O maior embate foi provocado pela inclusão do município de Jequié no bojo da região a ser criada.

Os parlamentares da cidade, principalmente, Leur Lomanto Júnior (PMDB) bradaram. Não bastasse o projeto ser de um par governista, há uma “rivalidade” entre os dois municípios que pode ser considerada como histórica. O projeto então ficou alguns meses na geladeira e agora volta a ser discutido.

O deputado Marcelino participa do encontro na próxima segunda. A reunião acontece na secretaria de Relações Institucionais e conta ainda com as presenças de representantes da pasta do Planejamento e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A ideia, segundo o petista, é fazer o recorte definitivo.

Ele garante que o projeto vai estar de acordo com os critérios técnicos estabelecidos pelos governos Federal e Estadual. Jequié de fato está fora.

“Com a criação da Região Metropolitana, as políticas públicas voltadas para setores como transporte, habitação, saúde são potencializadas. Municípios com menos de 20 mil habitantes, por exemplo, passam a receber projetos de habitação”, afirmou.

O deputado fala ainda sobre a possibilidade de criar na região um Porto Seco, já que a ferrovia Oeste-Leste passa pela região.Por lá, a matéria prima seja ela mineral ou agrícola não sai em estado bruto. “Tudo vai depender desta reunião, mas acredito que saía ainda este ano”, conclui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp