Política

Comissão da Câmara discute fiscalização das obras da Copa 2014

Imagem Comissão da Câmara discute fiscalização das obras da Copa 2014
De dezoito vereadores que integram o comitê apenas dois estavam no evento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/09/2011, às 16h15   Milene Rios




Depois do estardalhaço que os vereadores fizeram para criar a Comissão Especial de acompanhamento dos recursos destinados às obras da Copa de 2014, apenas dois dos 18 que integram o comitê, participaram na manhã deste sábado (17) do Fórum Municipal das ações realizado no Hotel Catussaba em Estela Mares. Somente os vereadores Sandoval Guimarães (PMDB) e Coronel Mustafá (PTdoB) receberam representantes de diversos bairros de Salvador para discutir as atividades de fiscalização dos investimentos para a Copa.

O presidente da Comissão, Sandoval Guimarães apresentou a proposta do trabalho. Na oportunidade,  esclareceu que os políticos pretendem de forma transparente, acompanhar e encaminhar ações que não só viabilizem as diversas obras programadas, mas também que os recursos sejam aplicados corretamente.



A meta das ações é conjunta entre União, Estado e Município. Os entes federativos vão fiscalizar as obras da Arena Fonte Nova, da mobilidade urbana, acompanhar a conclusão do metrô, Brt/Vlt, melhoramentos dos aeroportos, obras no cais do Porto de Salvador, entre outras.

Mesmo com todo esse trabalho para melhorar a capital, Sandoval defende ainda que Salvador tem muito mais para mostrar além dos jogos da Copa. Na opinião do vereador, as pessoas estão mais preocupadas em instalar belezas para os turistas do que valorizar o povo local, ele destaca o esportes baianos comoa capoeira, a culinária e o carnaval que são reconhecidos no mundo inteiro e devem ser sempre valorizados.

“Serão feitas obras para os que virão. Hotéis, aeroportos, e o que vai ficar para Salvador? Queremos a ampliação do HGE (Hospital Geral do Estado) e do Roberto Santos. Por falar nisso, Salvador é a única capital do Brasil que não tem um hospital municipal. Deve haver a inserção de mão de obra local, devem valorizar o que é nosso, além disso, nenhuma cidade é mais experiente em receber turistas num evento tão grande como nós que recebemos milhões de pessoas do Carnaval”, afirmou o vereador.

O vereador Coronel Mustafá, o único que se fez presente além do presidente, chama atenção para o trabalho da segurança pública. Na opinião do político, o contato entre os policiais e as pessoas nas ruas deve ser direto e objetivo. “A segurança pública para a Copa 2014 já está no papel, o homem (polícia) deve estar preparando não somente para dar segurança, mas para cuidar e ter um contato com os turistas”, defende.


Coronel Mustafá destaca a segurança pública

O evento aconteceu durante toda manhã deste sábado. Contou com a presença de representantes de diversos bairros de Salvador. Em Cajazeiras, moradores esperam  por uma solução para o transporte coletivo no bairro, problema antigo na regiao. Se falou em metrê, mas nada de concreto foi aprensentado. Para o presidente da União da Associação de Moradores  de Cajazeiras, Evanir Borges, o governo precisa procurar melhorar a situação, ou eles vão se mobilizar. “Isso é uma falta de respeito com o bairro, para onde foi o dinheiro recebido no início para construir o metrô? É uma vergonha”, desabafou. Moradores de outras áreas mais simples e do subúrbio de Salvador indignam-se com a idéia de alguns bairros ficarem de fora das obras de revitalização para receber a Copa de 2014.

Fotos: Paulo Macedo / Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp