Política

Cúpula do PSB vai se reunir para discutir decisão de Rui Costa sobre futuro de Lídice

Reprodução
Senadora foi avisada pelo governador na manhã deste sábado (23) que ela está fora da sua chapa majoritária   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/06/2018, às 06h50   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) evitaram comentar a reunião que tiveram na manhã deste sábado (23), na Governadoria, onde o petista avisou à socialista que ela ficará de fora da sua chapa majoritária para a disputa das eleições deste ano.

Os dois participaram, à tarde, da missa que encerrou o velório do ex-governador da Bahia, Waldir Pires, no Mosteiro de São Bento, em Salvador.

Questionado pelo BNews, Rui limitou-se a dizer que o anúncio com nomes da chapa será feito na segunda-feira (25) durante encontro com o seu conselho político, no Hotel Matiz, no Stiep.

Lídice, por sua vez, disse à reportagem que não responderia sobre as tratativas políticas. Atrasada, a senadora deu a negativa enquanto acelerava os passos para acompanhar a cerimônia de adeus ao ex-governador Waldir Pires. “Não falo sobre política aqui, me perdoe. Eu estou entrando já atrasada”, desculpou-se.

Minutos depois, o BNews conversou com o correligionário de Lídice, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA), que confirmou a reunião entre a senadora e Rui, mas não falou sobre o mérito da discussão.

“Soube da reunião, no entanto, nós estamos nos reservando ao direito de avaliar a conversa de modo coletivo, como é da prática e da condução política do PSB, de que sempre que haja negociação de caráter político referente a um projeto eleitoral, de que aquele interlocutor não expresse a sua posição individual e que ela seja fruto de uma avaliação, de um exame coletivo da direção partidária”, explicou Bebeto.

Segundo ele, a sigla deverá se reunir para avaliar as implicações dos acertos realizados e como se comportará nas eleições de outubro.

“A reunião ocorreu, mas a direção do partido ainda não se reuniu porque só a presidenta foi indicada como a interlocutora, a única, a exclusiva e a que pode falar em nome do partido é ela, ninguém mais. Nem eu, como deputado, não estou autorizado, por não ter participado da conversa. Qualquer outro membro do partido emite sua opinião pessoal. A que valerá é a da direção do partido”, reforçou.

Bebeto Galvão ainda evitou falar sobre o desenho eleitoral em que aparece como possível suplente de Jaques Wagner (PT) na vaga ao Senado e sinalizou que o PSB fará movimentos coordenados para dar viabilidade aos seus postulantes. “Até agora, eu sou candidato à reeleição. Repito o que tenho dito, nem eu, nem Lídice, sozinhos, somos capazes de definir o nosso futuro eleitoral. Ainda que o governador tenha dito algo, eu não sei o conteúdo da conversa com relação à posição da senadora, isso será objeto de uma reflexão, de um exame interno no partido, assim como a posição dos demais. Porque o partido terá convenções somente no mês de agosto. Os que se apresentam como pré-candidatos podem ser pré-candidatos hoje e em agosto não serem, sequer, candidatos”, detalhou.

“Estamos num compasso de espera, aguardando, encaminhando. E como é da nossa prática, toda e qualquer decisão adotada pelo partido será feita com clarividência política, transparência e reflexão coletiva da nossa direção”, completou. 

Notícias relacionadas:

Rui avisa a Lídice que ela está fora da chapa; anúncio oficial deve sair nesta segunda (25)

Rui confirma reunião com conselho político para apresentação de chapa na segunda (25)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp