Política

Fiel da balança, bancada de oposição pode definir eleição na AL-BA e repetir feito de 2017

Arquivo BNews
Nova composição conta com 18 deputados   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 17/11/2018, às 17h11   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pode ser o fiel da balança e definir a eleição para presidência da Casa. A conta é simples: no cenário atual, o deputado Nelson Leal (PP) já conta com 17 votos declarados. A bancada oposicionista possui 17 deputados, mais Hilton Coelho (Psol), que se coloca como independente. Caso o PP consiga o feito de conquistar os deputados que não são da base de Rui, o número sobe para 35 e matematicamente Nelson Leal estaria eleito. Para se eleger presidente da AL-BA são necessários, no mínimo, 32 votos, dos 63 deputados. 

A bancada oposicionista já sinalizou que não deve lançar candidato próprio, mas tende a marchar unida em prol de um nome. Nelson Leal segue na frente dos concorrentes e, nos próximos dias, deve anunciar o apoio do PR, chegando a 18 parlamentares somente entre a base. As conversas, segundo fontes do BNews, estão adiantadas. Pesa o fato também de o deputado Vitor Bonfim, único do PR na Casa, ser amigo do pepista. O PSL, PRB, MDB e Patriota vão formar bloco único, porém, ligado a oposição. Juntos, eles somam seis deputados. 

Indagado sobre o apoio oposicionista, o articulador do processo, secretário do PP, Jabes Ribeiro disse que o objetivo principal é unificar a base, mas sinalizou querer contemplar a oposição. “Objetivo nosso é unificar a base e ter apoio fraterno do PSB, PT e PSD, sem prejuízo da participação da oposição no conjunto da mesa”, disse. Sobre uma possível distribuição de cargos, ele afirmou que “seria natural a oposição ser comtemplada, a participação proporcional de todos, isso inclusive é regimental”. 

O líder da oposição, deputado Luciano Ribeiro (DEM), disse que a bancada aguarda para saber o que será definido em relação aos candidatos.  “Esperando para saber o que vai ser definido, como vai ser o jogo. A gente ouve que a decisão é do governador, então vamos esperar”, disse, neste sábado (17), ao BNews. Ribeiro reiterou que a bancada deve marchar unida. “A bancada pretende ir unida. Mas não tem nenhuma tendência para ninguém”, pontuou. 

Também ao BNews, o deputado José de Arimateia disse que a tendência da bancada é escolher um candidato e votar unida. Na reunião de bancada que acontece, de praxe, toda terça-feira, o assunto deve ser colocado em pauta. No entanto, um parlamentar oposicionista ouvido pelo BNews negou que a reunião da próxima terça-feira (20) discutirá o assunto, já que “tudo está embrionário”, mas confirmou que irão marchar unidos. 

Em 2017, na eleição do atual presidente Angelo Coronel (PSD), a bancada oposicionista, que na época tinha 21 deputados, fechou questão e apoiou o pessedista. Eles foram considerados decisivos no processo que culminou na retirada dos outros candidatos, deixando Coronel como candidato único e, consequentemente, eleito. Marcelo Nilo (PSB), antecessor de Coronel, estava há 10 anos no cargo e perdeu o posto. 

Matérias relacionadas: 
Deputado Nelson Leal soma 17 votos para presidência da AL-BA

AL-BA: Após críticas de aliados, presidente do PCdoB refuta “hegemonismo pedante”

Com um deputado na AL-BA, PRP fecha com Nelson Leal para presidência da Casa
PDT anuncia apoio a Nelson Leal à presidência da AL-BA
Presidência da AL-BA: Bancada do PCdoB declara apoio a Nelson Leal

Alba: Anunciação não vê risco de estremecimento na base e diz que PT e PSD podem lançar candidato contra o PP
Leão se mostra surpreso com críticas do PT e PSD sobre apoios a Nelson Leal e alfineta: “PP tem muita ética”
Lídice defende candidatura única e critica apoios a Nelson Leal: "Isso é comportamento de oposição"
AL-BA: antes de fechar apoio ao PP, PCdoB deveria ter conversado com PT e PSD, dispara Anunciação

AL-BA: Otto diz que faltou ética do PCdoB ao apoiar PP sem consultar principais condutores do processo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp