Política

Sem secretaria, João Leão pode assumir governo do Estado em 2022; entenda

Divulgação
Cenário é especulado por possível candidatura de Rui ao Senado em 2022  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/01/2019, às 10h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Vice-governador reeleito da Bahia, João Leão pode se tornar governador da Bahia em 2022, caso o governador Rui Costa resolva se afastar do cargo para concorrer ao Senado daqui a quatro anos.

Apesar de ainda ser cedo para falar sobre o futuro político de Rui, que acabou de ser empossado para novo mandato, nos bastidores, já se fala que disputar uma cadeira na Câmara Alta do Congresso Nacional é uma possibilidade para ele. 

Caso isso ocorra, o governador precisaria se desincompatibilizar do posto porque lei eleitoral determina afastamento obrigatório de cargo público do candidato, até um determinado prazo antes da eleição. Assim, Leão, como vice-governador, assumiria o comando do Palácio de Ondina. 

Leão não quer ser secretário no novo governo
O vice-governador, que foi secretário de Planejamento na primeira gestão de Rui, já externou ao governador que pretende ficar apenas com a vice no novo governo, sem assumir posto no secretariado.

Segundo informações obtidas pelo BNews, ele deve se reunir com o petista até esta quinta (3) para bater o martelo sobre o assunto. Leão pretende ficar apenas tocando grandes projetos, como a Ponte Salvador-Itaparica, algo que fez na Seplan.

Caso o vice-governador fique de fora do secretariado, um quadro do PP, partido comandado por ele na Bahia, pode ocupar o espaço deixado por Leão. 

A reportagem apurou que um nome cotado é o de Luiz Augusto, que não conseguiu se reeleger deputado estadual. A acomodação dele em algum posto no governo é uma reivindicação das bancadas federal e estadual da sigla. 

A legenda também pleiteia novos espaços na gestão, como compensação pela extinção, no processo de reforma administrativa, da Bahia Pesca e da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), comandadas pelos pepistas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp