Política

Damares Alves diz que fez metáfora e não se arrepende sobre azul para menino e rosa para menina

Valter Campanato / Agência Brasil
"Isso não traz nenhuma confusão para a criança”, acrescentou  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 03/01/2019, às 22h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves afirmou que não se arrepende de ter usado a expressão “menino veste azul e menina veste rosa” em um vídeo em que está cercada de aliados. Segundo ela, a afirmação foi uma metáfora e “não traz nenhuma confusão para a criança”. 

“[não me arrependo] De jeito nenhum, essa é uma metáfora. Nós temos no Brasil o outubro cor de rosa, que diz respeito ao câncer de mama com mulheres, nós temos no Brasil o novembro azul, com relação ao câncer de próstata com homem. Então, quando eu quis dizer menina veste cor de rosa e menino veste azul, nós vamos estar respeitando a identidade biológica das crianças. É um novo momento, é isso que eu quis dizer. Foi uma metáfora”, explicou Damares em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (3).

“E digo mais: menina é princesa, podemos chamar menina de princesa no Brasil, podemos chamar menino de príncipe. Isso não traz nenhuma confusão para a criança”, acrescentou.  

O posicionamento da ministra gerou bastante polêmica e provocou reações de vários segmentos. Em Salvador, um ato organizado nas redes sociais deve reunir manifestantes no próximo dia 10, na praça do Campo Grande, com o mote “Meninos De Rosa E Meninas De Azul Ou Vamos Como Queremos!”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp