Política

Atual titular da Secti, Rodrigo Hita pode virar presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães

BNews/ Arquivo
Hita deve deixar Secti para dar vaga do PSB no secretariado a Bebeto Galvão  |   Bnews - Divulgação BNews/ Arquivo

Publicado em 04/01/2019, às 10h04   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Rodrigo Hita, deve perder o status de secretário e assumir a presidência de uma fundação, no bojo das mudanças que o governador Rui Costa vai anunciar na composição do seu novo governo.

O BNews apurou que essa é a acomodação pensada por seu partido, o PSB, para Hita, já que ele pode deixar de ser titular da Secti para dar a vaga da sigla no secretariado ao primeiro suplente do senador Jaques Wagner (PT), Bebeto Galvão.

Nessas rearrumações, o secretário poderia assumir a presidência da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), uma instituição privada, sem fins lucrativos, mas que possui vários contratos com o governo estadual, gerindo programas como Primeiro Emprego, Vida Melhor e Bahia Produtiva. A FLEM já acomodou, por exemplo, a ex-prefeita de Cardeal da Silva, na época filiada ao PSB, Maria Quitéria, quando esta deixou a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Por outro lado, Bebeto pode não ir para a Secti, que tem grandes chances de cair nas mãos do atual secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro. Segundo informações de bastidores, o senador, mesmo na SEC, dava muitos pitacos na gestão da pasta de Ciência e Tecnologia, ingerência que provocava embates com o ex-titular da secretaria, Vivaldo Mendonça. Pinheiro é entusiasta da área e é técnico em telecomunicações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp