Política

Vereador de Madre de Deus é acusado de usar dinheiro público para pagar empregados domésticos

Reprodução
Promotores solicitaram afastamento do edil  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/01/2019, às 17h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador de Madre de Deus, Anselmo Duarte Ambrozi da Silva, mais conhecido como Anselmo Filho de Begu (DEM), foi acusado pelo Ministério Público Estadual de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito, prejuízo aos cofres públicos e por violar os princípios da Administração Pública. Em ação civil pública ajuizada nesta terça-feira (15), os promotores de Justiça Adriano Assis, Rita Tourinho e Célia Boaventura pedem à Justiça o afastamento liminar do parlamentar.

Segundo a ação, Anselmo Duarte nomeou dois funcionários fantasmas em cargos comissionados de assessores no seu gabinete, que na verdade trabalhavam como empregados domésticos em sua residência. O total de recursos públicos utilizados indevidamente, sem correções monetárias, é de aproximadamente R$ 106,4 mil, correspondente ao pagamento dos proventos dos cargos comissionados no período entre 2011 e 2018. Os promotores destacaram que a irregularidade foi admitida pelo próprio vereador em gravação em vídeo. 

Conforme a ação, Anselmo afirmou que “aonde é que está que esta pessoa, que está na minha casa (referindo-se aos comissionados), também não possa fazer o trabalho doméstico da minha casa? Quem disse que não pode?”. Os promotores afirmaram na ação que o vereador “nomeou seus empregados domésticos como assessores de seu gabinete de modo a não arcar com as custas salariais”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp