Política

Mourão critica acordo entre Rui Costa e Camilo Santana que levou PMs baianos ao Ceará

Divulgação / GovBa
Ministério Público da Bahia (MP-BA) afirmou que investiga o ato e até o momento não encontrou irregularidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação / GovBa

Publicado em 19/01/2019, às 17h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um acordo fechado entre os governadores petistas Rui Costa e Camilo Santana manteve desde o dia 5 de janeiro um contingente de cerca de 100 policiais militares baianos no Ceará para ajudar a controlar a crise de segurança no estado. De acordo com reportagem do Uol, a ação foi alvo de críticas do vice-presidente, Antônio Hamilton Mourão (PRTB), e irritou militares das Forças Armadas.
O site detalha que, na visão deles, o empréstimo de policiais não deveria ter sido feito sem o intermédio do governo federal. Eles também criticam supostos objetivos políticos na medida.

"No meio de uma crise dessa natureza, o governador da Bahia mandar cem policiais para o Ceará é igual a tapar um buraco com uma pedrinha. Foi mais uma jogada de marketing", disse o vice-presidente Mourão em entrevista por telefone ao Uol.
Para os militares, a medida pode abrir precedentes para propostas de formação de forças regionais militarizadas, que não estão previstas na Constituição. Essa opinião não reflete, porém, a posição institucional do Exército, que não se manifestou sobre o caso.

Ainda de acordo com a reportagem, militares do alto escalão do Exército, que pediram anonimato, afirmaram ao UOL que o convênio firmado entre os governadores causou descontentamento entre membros das Forças Armadas. Eles disseram entender que o Ceará passa por uma grave crise de segurança, mas afirmaram que a ajuda ao estado deveria ocorrer apenas por meio de ações da União.

O governo da Bahia negou intenções políticas e disse que a ação segue "o preceito de mútua cooperação entre os entes federados, [que é] contemplado na Constituição". O estado também disse que o empréstimo de policiais visa combater quadrilhas interestaduais.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) afirmou que investiga o ato e até o momento não encontrou irregularidade. Os policiais cedidos voltaram à Bahia neste sábado (19).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp