Política

Laerte do Vando marca reunião com ministro para tratar sobre vazamentos no açude de Cariacá

Divulgação
Deputado integra a comissão de fiscalização das barragens na AL-BA   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/02/2019, às 19h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Laerte do Vando (PSC), vice-presidente da Comissão Especial de Fiscalização das Barragens, marcou para maio um encontro com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o deputado federal Elmar Nascimento (DEM), para tratar sobre o estado de abandono em que se encontra o açude de Cariacá, principal reservatório de água que abastece a cidade de Monte Santo e municípios da região do Sisal, no semiárido baiano. A decisão foi tomada após o parlamentar vistoriar a barragem na última quinta-feira, 14. 

“É possível identificar diversos vazamentos em toda a extensão da barragem. Isso preocupa muito a gente, porque nós sabemos que a população corre sérios riscos se nada for feito. O açude precisa ser recuperado. Não podemos mais remediar, precisamos prevenir acidentes”, afirmou o parlamentar - que tem somado esforços junto ao pai (o prefeito de Monte Santo, Vando), e os moradores da comunidade de Tapera: Joice Andrade, Dilsa Almeida e Manoel Andrade na luta pela recuperação do reservatório.

O açude de Cariacá foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs) na década de 60, com a finalidade de abastecimento humano, dessedentação animal, irrigação e piscicultura, todavia, desde então a estrutura do reservatório não passa por manutenção. 
De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), a maioria das barragens consideradas vulneráveis está localizada no Nordeste, especialmente nos estados da Bahia e Alagoas.

Após as tragédias ocorridas em Mariana e Brumadinho (MG), o Governo Federal anunciou uma força-tarefa e determinou que órgãos reguladores façam vistoria imediata de todas as barragens no país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp