Política

Solla encaminha denúncia contra ACM Neto pelo fechamento de oncologia do SUS no Hospital São Rafael

Roberto Viana / Arquivo BNews
Peça com pedido de investigação foi apresentada na última segunda-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana / Arquivo BNews

Publicado em 20/02/2019, às 18h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) e o secretário de Saúde de Salvador, Luiz Antônio Galvão, são alvos de uma denúncia apresentada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) que envolve a interrupção do serviço oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Rafael.

A peça com pedido de investigação foi apresentada na última segunda-feira (18) pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA), segundo o qual cerca de 400 baianos estão sendo prejudicados com a falta de tratamento de câncer realizado pelo Centro de Oncologia Irmã Ludovica Sturaro (Hospital São Rafael), unidade que está em processo de desativação.

De acordo com Solla, houve “omissão” da prefeitura diante do impasse que foi criado após a mudança societária do Hospital São Rafael, gerando incertezas quanto à continuidade da prestação de serviços para o SUS até então contratados pelo município.

“Não sei se a atual direção do hospital ainda tem interesse em manter esses serviços SUS, mas de toda forma cabia a prefeitura tratar de forma responsável esses pacientes que já estavam em tratamento, para garantir que todos fossem transferidos a outros serviços, sem descontinuidade”, afirmou o petista. 

Solla disse que recebeu do conselheiro estadual de saúde, Marcos Antônio Sampaio, os relatos de usuários do SUS que já sofrem com a indefinição quanto à continuidade do tratamento de câncer.

“Ou a prefeitura age imediatamente ou são os pacientes que pagarão caro. Existem cerca de 700 pessoas em tratamento, mas cerca de metade estão sendo transferidos ao Aristides Maltez. Os demais seguem sem nenhuma definição”, criticou.

A reportagem fez contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que enviará nota sobre o caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp