Política

Governo da Bahia suspende cirurgias e remaneja efetivo para atender demandas do Carnaval

Arquivo BNews
Pacientes internados no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) voltaram para casa sem realizar procedimentos cirúrgicos  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 23/02/2019, às 14h29   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Bahia determinou a suspensão de cirurgias eletivas realizadas em sua rede até o final do Carnaval. Na última quarta-feira (20), pacientes internados no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, tiveram que voltar para casa sem realizar procedimentos cirúrgicos que estavam agendados desde dezembro de 2018.

A justificativa apresentada no documento de alta hospitalar de uma das pacientes dizia que, "por ordem do Governo do Estado", as cirurgias eletivas foram canceladas até dia 6 de março, "visando manter o hospital de resguardo durante o período festivo para possíveis emergências".

Em comunicado a outra unidade de saúde, a ordem para suspender cirurgias é assinada pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, conforme denunciou o deputado estadual Alan Sanches (DEM), vice-presidente da Comissão de Saúde da AL-BA.

Em nota ao BNews, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que "cirurgias eletivas, que são programadas,  podem ser realizadas em momento oportuno, quando não há prejuízo para o paciente".

"Os atendimentos de urgência e emergência são mantidos regularmente, mesmo durante o Carnaval.  E, neste período, haverá o reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior para atender possíveis ocorrências de maior gravidade do Carnaval", encerra a nota.

ESTRUTURA - Pacientes do HGCA também reportaram ao BNews condições precárias nos fundos da unidade. "A fachada está linda, mas lá no fundo é calor, sujeira, tudo acabado", relatou uma paciente.

A Sesab não respondeu sobre os problemas estruturais da unidade denunciados por pacientes através de fotos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp