Política

Vereador cogita acionar o MP para investigar caso de discriminação racial em agência da Caixa

Gilberto Júnior/Arquivo/BNews
Caso aconteceu no último dia 19 na Caixa Econômica Federal do Largo do Relógio de São Pedro  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/Arquivo/BNews

Publicado em 26/02/2019, às 09h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Sílvio Humberto (PSB), militante do movimento negro, pretende buscar a Comissão de Reparação da Câmara de Salvador para pedir que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) investigue o caso de discriminação racial sofrido por um homem na Caixa Econômica Federal do Largo do Relógio de São Pedro, em Salvador, no último dia 19.

Em relato nas redes sociais, Crispim Terral publicou um vídeo que mostra a abordagem policial feita após o gerente chamar uma guarnição militar. No texto, Terral afirma que foi à agência pela oitava vez para tentar resolver um problema relacionado a dois cheques que voltaram. No entanto, nesta ocasião, o gerente o deixou esperando por quase cinco horas e foi atender outras pessoas.

Em contato com o BNews, o vereador Sílvio Humberto disse ter ficado estarrecido com as imagens. "Mais um caso brutal de racismo, você vai para uma relação de consumo com um banco, você vai como cliente e acaba tendo um atendimento discriminatório. E me surpreende um gerente virar e dizer que só vai seguir se o rapaz fosse algemado. Dentro de uma relação de consumo, o cliente é quem deveria ter um tratamento digno. Mas o que se viu foi um racismo. Vamos acionar o Ministéiro Público para investigar isso", disse o legislador.

Sílvio Humberto também criticou o discurso de que Salvador é capital da negritude. "Esse discurso de Salvador capital da negritude não resiste ao um pedido de explicação, a uma reclamaçaõ de um cliente", apontou.

Notícia relacionada:

Vídeo: homem é retirado à força de agência da Caixa e denuncia discriminação racial

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags