Política

Sede da Prefeitura de Salvador mudará de local após desmonte do Palácio Thomé de Souza

Divulgação
Infraestrutura deve ser transferida para casarões da Santa Casa da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/02/2019, às 17h17   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura de Salvador, será desmontado até o final do ano que vem. O prédio, inaugurado em 1986, sempre foi alvo de questionamentos na Justiça baseados na alegação de que foi construído sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ao BNews, a Prefeitura informou que, em novembro do ano de 2000, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública para que o imóvel localizado na Praça Municipal fosse demolido, entendendo que a estrutura atual não se adequava às restrições arquitetônicas e culturais da localidade. 

Após anos de litígio, com recursos em Brasília, a ação transitou em julgado, ordenando a demolição do imóvel. Essa decisão está suspensa provisoriamente por meio de um recurso chamado de pedido de suspensão da Procuradoria Geral do Município (PGM) acolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 

Entretanto, ainda segundo a gestão municipal, uma nova determinação pode surgir a qualquer momento. Em função dessa situação, o prefeito ACM Neto (DEM) confirmou que já dialoga com a Santa Casa da Bahia (foto abaixo) a ocupação de casarões pertencentes à entidade próximos ao endereço atual. A mudança, no entanto, não tem prazo definido para ocorrer. O gestor também já havia anunciado que boa parte das secretarias municipais serão transferidas para prédios da Cidade Baixa.

Santa Casa deverá abrigar nova sede da Prefeitura.

O Palácio Thomé de Souza foi construído em estrutura de aço e vidro numa área de 2 mil metros quadrados onde antes funcionavam um estacionamento e um jardim. O prédio foi assinado pelo arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima, o Lelé. A estrutura metálica foi feita em 35 dias e a construção executada em 14 dias. Na época, a Prefeitura funcionava no Solar Boa Vista, em Brotas. Já a Santa Casa da Misericórdia da Bahia, em Salvador, foi fundada em 1549, mesmo ano de fundação da Cidade. Hoje funciona também no local o Museu da Misericórdia, com obras de arte de valor inestimável.

A intenção da Prefeitura é remontar o Palácio em outro local e reaproveitá-lo para abrigar outro prédio público ainda a ser definido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp