Política

“Cota é discriminação e reconhecimento de fraqueza”, diz Coronel sobre projeto que acaba com cota feminina na política

BNews
Senador protocolou proposta no Senado Federal   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 27/02/2019, às 19h19   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) explicou ao Bnews o projeto protocolado nesta quarta-feira (27), que acaba com a cota de 30% de candidaturas femininas nas eleições. Ele afirmou que “luta pela igualdade das mulheres”, mas considera que “cota é discriminação e reconhecimento de fraqueza (as mulheres podem se empoderar com participação muito mais ativa e bem além de 30%). E ainda vai acabar com candidaturas laranjas”, disse, nesta quarta (27), ao site. 


Ainda segundo o pessedista, no interior da Bahia, por exemplo, é quase impossível cumprir a lei. “Nas próximas eleições vai ser um laranjal. Não tem condições. O que não pode é o partido ser forçado”, pontuou. Coronel salientou que a regra em vigor estimula candidaturas laranjas.  

A proposta “não altera o artigo 44, da lei nº 9.096/95, o qual estabelece que no mínimo 5% dos recursos do Fundo Partidário serão destinados a programas de promoção e difusão da participação feminina na política”. Conforme o texto, "a medida não penaliza os partidos que não conseguirem alcançar o percentual de candidaturas femininas". 

Notícias Relacionadas: 
Coronel apresenta projeto para revogar cota de candidaturas femininas
Lídice diz que projeto de Coronel é "descabido e inadmissível"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp