Política

Contrário à PL de Coronel, Robinson propõe aumentar em 50% cota feminina nas eleições

Arquivo BNews
Deputado apresentou Indicação à Câmara e Senado  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 08/03/2019, às 20h33   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentou, nesta quinta-feira (07), uma Indicação à Câmara dos Deputados e ao Senado que amplia para 50% a participação feminina nas eleições. A proposta é o inverso do projeto de lei apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD), aliado do mesmo grupo político. A PL de Coronel propõe a revogação da cota de 30% de candidaturas femininas, como prevê a lei vigente. 

Indagado pelo Bnews se a proposta causará desconforto na base do governo Rui Costa (PT), ele foi enfático: “ de jeito nenhum”. “Minha proposição é no sentido de ampliar a participação das mulheres nas esferas de poder. Hoje indica 15% participa da política, mas as mulheres representaram mais de 50% da população, há uma sub-representação. As cotas visam reparar essa desigualdade”, disse, nesta sexta-feira (8), ao Bnews.
O parlamentar pontuou ainda que essa é uma bandeira do partido. “É uma bandeira histórica do PT. Nas eleições do partido é paritário, 50% homens, 50% mulheres, faz parte de nosso programa de governo”, afirmou.

Sobre o projeto apresentado pelo pessedista Coronel, o petista teceu duras críticas. “A proposta vai na contra mão desse estímulo da participação das mulheres, na pratica é reduzir ainda mais essa abaixa representação”.  

Conforme apurado pelo Bnews, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) já estuda absorver a indicação e elaborar uma lei com esse conteúdo. Já no Senado há articulação para o projeto também ser proposto. 

Notícias Relacionadas: 
Coronel apresenta projeto para revogar cota de candidaturas femininas
Lídice diz que projeto de Coronel é "descabido e inadmissível"

“Cota é discriminação e reconhecimento de fraqueza”, diz Coronel sobre projeto que acaba com cota feminina na política 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp