Política

“Estamos diante de uma quadrilha, o prefeito precisa esclarecer”, brada Aladilce sobre Operação Kepler

Vagner Souza /Bnews
Vereadora questionou a terceirização das Upas em Salvador após investigação da PF   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza /Bnews

Publicado em 20/03/2019, às 16h08   Henrique Brinco e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) questionou nesta quarta-feira (20) o formato de gerenciamento das Unidades de Pronta Atendimento (UPA) e Multicentros de saúde em Salvador, após a Operação Kepler, deflagrada hoje pela Polícia Federal. A Operação prevê desarticular o esquema criminoso de fraude à licitação, superfaturamento e desvio de recursos públicos, em empresas vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador. 

“Hoje a gente se depara com essa operação que mostra que o que aconteceu com esse processo de terceirização são verdadeiros dutos de transferências de recursos públicos para grupo e empresas. É preciso que o prefeito esclareça. A secretária de Saúde é a pasta que tem o maior orçamento do município. É muito dinheiro envolvido porque a saúde [...] É muito triste, uma cidade pobre, e a gente vê o dinheiro da saúde sendo desviado para interesses privados, estamos diante de uma quadrilha na verdade e o prefeito precisa esclarecer”, cobrou a edil, que faz parte da bancada de oposição ao prefeito ACM Neto.   

A edil lembrou ainda que em 2015 procurou o secretário de Saúde e o Ministério Público para questionar um contrato de licitação. “Em setembro de 2015 nós fizemos uma alerta sobre um contrato que havia sido fechado com a instituição que está denunciada nesse processo para gerenciamento de uma unidade de saúde do município, cujo valor do contrato não correspondia a dimensão do serviço, chamava atenção à desproporção. Na época o secretário [de saúde} José Antônio Rodrigues respondeu que estava tudo bem, dentro da legalidade. Nós solicitamos a cópia da licitação e nós por não temos qualificação para auditar, mandado para o Ministério Público. O MP encaminhou para esfera federal porque é verba do SUS (Sistema Único de Saúde)”, explicou Aladilce Souza.  

Ainda segundo a vereadora, os concursados deveriam ser aproveitados nessas unidades. “O que a gente vê é que a área de atenção básica fica sempre “a mingua” enquanto os contratos vão os recursos da saúde. Outro elemento que nesse período nós questionamos muito que é em vez de fazer terceirização e que a prefeitura implantasse a UPA e Multicentros com o pessoal concursado. Ele [o prefeito] preferiu ir fazendo essas contratações de uma maneira muito pouco transparente. Sempre discordei porque acaba sendo forma de transferir recursos público para grupos”, complementou. 

Notícias Relacionadas: 
PF deflagra Operação Kepler contra fraude em contratos de UPAs e Multicentros em Salvador
Operação Kepler: PF encontra "carro-bunker" com dinheiro no Greenville, onde mora investigado
Prefeitura fez pagamentos de R$ 200 milhões para Imegi, alvo de operação da PF

Operação Kepler mira contratos com Imegi; dirigentes levaram prática investigada na Copérnico

Operação Kepler: SMS diz que fará nova seleção de empresas para gestão de UPAs e multicentros

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp