Política

Após conversa com Crivella, Witzel revê decisão de tirar escolta do prefeito do Rio de Janeiro

Reprodução
Crivella havia feito duras críticas aos PMs   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/03/2019, às 13h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella conversou com o governador Wilson Witzel e conseguiu de volta os 27 policiais cedidos para escolta. O efetivo havia sido convocado de volta em processo publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (21). Em evento, Witzel confirmou que vai se reunir com a corporação para ver como a guarda será restaurada.

“É preciso que as instituições se respeitem. Declarações como essa não ajudam a evolução do Estado Democrático de Direito", afirmou o governador. "Essa instituição presta serviço nas ruas pra atender a população, está carente de policiais; então o comandante entendeu que seria o caso desse policiais retornarem pra fazer o trabalho de rua”, disse Witzel.

A suspensão da escolta veio um dia após a divulgação das declarações de Marcelo Crivella criticando a Polícia Militar, no mesmo discurso em que afirmou que o Rio "era uma esculhambação". Ao G1, o prefeito informou que conversou com o governador na manhã desta quinta e explicou que a fala sobre os policiais estava descontextualizada. Ainda de acordo com Crivella, o governador prometeu rever a decisão. A assessoria do governador Wilson Witzel confirmou a conversa, disse que o prefeito se retratou sobre a declaração e confirmou que vai repensar sobre a devolução dos PMs.

Entenda o caso:
Nesta quarta-feira (20), o jornal O Globo revelou um áudio onde o prefeito do Rio de Janeiro diz que a cidade é uma "esculhambação total" e faz críticas à corporação citando atos de corrupção. “Quando o político rouba e fica rico, o comandante do batalhão também quer ficar rico. O coronel quer ficar rico. O tenente, o sargento, querem ficar ricos. Aí, eles sobem o morro para pegar o arrego*. O arrego é o troco da cocaína”. A gíria se refere a qualquer tipo de pagamento que criminosos dão a policiais para não serem presos ou punidos por crimes. As declarações do prefeito foram feitas durante um evento realizado para uma plateia de 80 servidores da Fundação Parques e Jardins, na Taquara, Zona Oeste do Rio.

Ainda nesta quarta-feira, o governador Wilson Witzel divulgou um vídeo em que repudia e defende os policiais militares do estado. Na gravação, Witzel não cita o nome do prefeito, mas diz que manifesta a integral confiança no trabalho desenvolvido pela instituição Polícia Militar. “Não admito, não aceito qualquer tipo de declaração leviana que coloque em dúvida a integridade moral da atuação de nossos comandantes, oficiais e praças. Os resultados estão mostrando que não temos relação com nenhuma organização de atividade criminosa. Tráfico de drogas, milícia, todos estão sendo combatidos com rigor. Manifesto meu repúdio a declarações em sentido contrário. tem o meio apoio, a minha confiança e a nossa força policial merece respeito. Força e honra”, diz o governador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp