Política

Exclusivo: Tia Eron é exonerada da Secretaria da Mulher em Brasília

Divulgação
Disputa de espaço levou a secretária a ser demitida   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/05/2019, às 12h14   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A baiana Tia Eron (PRB) foi exonerada da Secretaria da Nacional de Políticas para Mulheres, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A exoneração foi publicada neste sábado (4) no Diário Oficial da União. Eronildes Vasconcelos Carvalho, conhecida como Tia Eron, tomou posse no dia 1° de março deste ano, após não se reeleger como deputada federal. Ela era cota do PRB, que apoia o presidente Jair Bolsonaro. A justificativa da pasta para a demissão foi falta de produtividade.  

Conforme apuração do BNews, a secretaria de Tia Eron executou uma média de 18 ações em dois meses, desde que assumiu a pasta. O dado, no entanto, contrariaria o argumento do Ministério da Mulher sobre improdutividade. Fontes próximas à ex-secretária alegam que o motivo da exoneração foi justamente o contrário: a secretaria estaria sendo mais prolífica que o ministério. 

A disputa de espaço e visibilidade foi ponto chave para ocorrer uma briga interna, que culminou na demissão da titular da pasta. 

Na noite desta sexta (3), o BNews publicou o “fogo amigo” que estava ocorrendo na secretaria. Na ocasião, a assessoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres enviou à reportagem lista com ações realizadas ao longo dos quatro meses iniciais de atuação, dentre eles, a Campanha de Carnaval " Meu Corpo Não É Sua Fantasia“, que também aconteceu em Salvador e o programa “Brasil Viver sem Violência Doméstica”. 

Veja abaixo algumas das ações executadas pela ex-deputada durante sua gestão: 

O programa Brasil Viver sem Violência Doméstica

Capacitação para Ronda/ Patrulha Maria da Penha, realizado pela Major Denice Santiago, da Ronda Maria da Penha da PM/BA, para atuação das mesmas no período do carnaval, visando a orientação e a segurança das mulheres que sofrem situação de violência no período momesco.

Campanha de Carnaval " Meu Corpo Não É Sua Fantasia“, idealizado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal de Salvador, o projeto visa promover a orientação e a segurança das mulheres que sofrerem violência durante o período de Carnaval em diversos estados do país. 

Acordo de cooperação técnica para fortalecer as políticas públicas de combate à violência doméstica e familiar, entre a Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que será executado pelos órgãos da Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Secretaria Nacional de Politicas para as Mulheres (SNPM), dos respectivos ministérios.

Lançamento do aplicativo de celular ‘Botão da Vida’, desenvolvido pelo governo do estado do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e do Instituto de Assistência e Inclusão Social (Iais), e pela Coordenação de Politica para as Mulheres do Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp