Política

Vereadores de Salvador se reúnem com reitor da Ufba após governo anunciar bloqueio orçamentário de R$ 55,9 milhões

Juliana Nobre/BNews
Segundo o reitor João Carlos Salles, a situação é preocupante  |   Bnews - Divulgação Juliana Nobre/BNews

Publicado em 07/05/2019, às 10h15   Juliana Nobre e Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Jr. (SD), e os também vereadores Aladilce Souza (PCdoB), José Trindade (sem partido) e Edvaldo Brito (PSD) se reuniram na manhã desta terça-feira (07) com o reitor e o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles e Paulo Miguez, respectivamente. O encontro foi motivado após o governo federal ter anunciado um corte de 30% do orçamento da instituição.

“Todos nós estamos indignados e indignadas com essa perseguição absurda. A universidade é um espaço de pensamento e ver o que é preciso fazer para ajudar no desenvolvimento da sociedade. Atacar a universidade é atacar a sociedade inteira. Por isso a câmara mais antiga do Brasil está prestando essa homenagem a essa universidade que é também a mais antiga do Brasil e uma das melhores do mundo”, afirmou Aladilce, que propôs a reunião.

Geraldo Jr. disse que acompanhará a situação e prometeu contribuir com a universidade. “Quando a gente fala de educação independe de posição política ou partidária. A Câmara está ao lado da Universidade Federal. Vamos aguardar as demandas por parte do reitor para que a Câmara, em sua unicidade, possa contribuir para que essa realidade seja vencida. O governo federal precisa repensar seus valores, sobretudo os valores culturais”, pontuou. 

Segundo o reitor João Carlos Salles, a situação é preocupante. O governo bloqueou R$ 55.906.000,00 nas contas da Ufba. Do total, 49.700.000,00 são destinados a despesas como água, luz, segurança e limpeza. “A educação superior está ameaçada”, frisou. “Não podemos nem especular o que motivou uma decisão como essa. Temos uma reunião marcada com o ministro e vamos cobrar justificativas”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp