Política

Dividido entre prefeitura e governo, PR de Salvador abre mão de candidatura para apoiar nome de ACM Neto em 2020

Carlos Alberto / BNews
Presidente do diretório, deputado federal Abílio Santana faz coro pela indicação de Bruno Reis  |   Bnews - Divulgação Carlos Alberto / BNews

Publicado em 07/05/2019, às 20h46   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do PR em Salvador, deputado federal Abílio Santana, afirmou ao BNews que a sigla decidiu abrir mão de lançar candidato próprio à prefeitura em 2020 para apoiar o postulante que for escolhido pelo prefeito ACM Neto (DEM). “Já abriu. O meu candidato é o candidato de ACM Neto”.

A antecipação expõe a divergência entre os republicanos, que hoje estão divididos entre as bases do prefeito e do governador Rui Costa (PT).

“Se o PR apoiar outro candidato, eu deixo bem claro que o PR de Salvador continuará apoiando ACM Neto e o candidato a prefeito, que tudo diz que deve ser Bruno Reis”, afirmou Abílio.

Questionado se o nome de Bruno Reis lhe agrada, o cristão foi enfático: “Agrada ao extremo. Sou obrigado a dizer que se Bruno Reis for eleito com diferença de um voto, esse voto foi meu”.

Em março deste ano, o presidente do PR na Bahia, José Carlos Araújo, disse que o posicionamento de Abílio favorável a Neto não expressa posicionamento oficial da legenda, que tem compromisso formal na base de Rui.

“Ele [Araújo] é meu amigo, foi ele que conversou comigo para vir para o PR. A minha questão de apoiar ACM Neto é respeito. E outra, todo mundo sabe que eu não gosto, uma coisa minha, não gosto do PT. Para mim, você pode até publicar aí, para mim PT é partido das trevas”, contestou Abílio Santana.

A costura pensada pelo pastor do PR mira a disputa pelo Palácio de Ondina em 2022, quando ele acredita que ACM Neto será candidato no campo da oposição.

“Eu sou presidente de fato e enquanto eu não ferir o estatuto, eu permaneço como presidente do diretório da capital. Falei e reitero. Eu, Abílio Santana, cidadão, sou ACM Neto até debaixo d’água. O PR do diretório de Salvador estará com ACM Neto. Se o estadual não estará, o que eu aconselho que deva estar [...] eu dou conselho que o PR abrace a candidatura do pré-candidato a governo do estado, ACM Neto”.

Na eleição de 2018, o PR fez um movimento em direção a Neto às vésperas da montagem da chapa majoritária, mas não selou aliança. Os republicanos recompuseram-se no campo governista e ficaram apenas com a segunda suplência do senador eleito Jaques Wagner (PT). O posto foi ocupado pela ex-prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Leão Muniz.

Relacionada:Abílio assume PR em Salvador e dispara: está com Neto "até debaixo d'água"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp