Política

Aleluia desiste de acionar Cezar Leite no Conselho de Ética; tucano recebe nova ação

Divulgação
Democrata afirmou que a exoneração dos assessores Siqueira Costa Júnior, líder do MBL Bahia, e Natasha Roddewig o fez desistir da ação  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/05/2019, às 15h56   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Alexandre Aleluia (DEM) confirmou ao BNews que recuou da ação contra Cezar Leite (PSDB) no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Salvador por "negligência". O tucano, no entanto, responderá a uma nova ação movida por Henrique Caballal (PV) por quebra de decoro.

Para a reportagem, Aleluia afirmou que a exoneração dos assessores Siqueira Costa Júnior, líder do MBL Bahia, e Natasha Roddewig o fez desistir da ação. O edil, no entanto, afirma que continuará acionando criminalmente os dois na justiça comum.

"Vou conversar ainda [com Cezar Leite]. Mas adianto que com a exoneração dos assessores não darei continuidade com a ação. Darei continuidade apenas com as ações criminais contra os assessores. Na minha visão não existe mais negligência do vereador, uma vez que ele está tomando uma solução".

A nova representação pela qual Cezar Leite responderá se dá por ataques de Siqueira e do MBL Bahia contra Carballal nas redes sociais. Um dos pontos da peça relata um vídeo gravado em câmera escondida por Siqueira, sem o consentimento do edil, durante uma conversa a respeito da regulamentação dos transportes por aplicativo.

O vídeo editado traz, durante a fala de Carballal, a frase na legenda "políticos fazem de tudo para enrolar a população" e também insere a imagem do boneco Pinóquio (personagem dos clássicos infantis que tem como característica principal mentir).

Procurado pelo BNews, Siqueira afirmou que não tem medo de processo. "Até a próxima segunda-feira agora estou no gabinete do vereador Cezar Leite. Sou líder do MBL com muito orgulho, sou uma pessoa que anda de cabeça erguida em qualquer lugar em que entro e saio", comentou. 

Entenda o caso
O líder do MBL Bahia, Siqueira Costa Júnior, e uma assessora identificada como Natascha pediram desligamento do gabinete do vereador Cezar Leite (PSDB). A decisão foi tomada após Alexandre Aleluia (DEM) acionar o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Salvador contra o tucano por "negligência".

Aleluia reclama que Cezar tem responsabilidade nos ataques dos dois servidores contra ele na imprensa e nas redes sociais. Já Cezar, que já formalizou o desligamento dos dois na sessão ordinária desta terça-feira (21), alega que não pode censurar os dois ativistas. 

"Durante o fim de semana houve trocas de agressões mútuas entre ele e o assessor meu, Siqueira. A ponto de na segunda Alexandre mover a ação. Mesmo assim, procurei minha assessoria para saber as informações", declarou. "São assessores meus que são líderes de movimentos, que estiveram comigo desde os movimentos de rua em 2013", completou.

O edil informou que foi comunicado sobre o desligamento dos dois no início da tarde. "Eles estão chateados e não querem nenhum tipo de cerceamento da fala deles. É algo que eles decidiram, algo de militantes. Perco dois assessores, mas as ruas estão ganhando dois grandes militantes".

Leia também:
CMS: Alexandre Aleluia anuncia processo criminal contra líder do MBL Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp