Política

Políticos apoiados pelo 2º homem mais rico do país têm pautas semelhantes, mas ideologias diferentes

Reprodução/Twitter
Os parlamentares têm se mostrado participativos em comissões  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 22/05/2019, às 07h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns deputados têm chamado atenção na Câmara Federal ou nas Assembleias Legislativas Estaduais. Jovens, brancos, bolsista em universidades de elite no exterior e sem experiência na política, eles estão engajados na renovação e tendem a priorizar as pautas voltadas à educação. Segundo o Uol, esses parlamentares são da "bancada do Lemann", um empresário bilionário que, de acordo com a Revista Forbes, tem um patrimônio de US$ 23 bilhões.

Ainda segundo a publicação, esses parlamentares têm se mostrado participativos em comissões e realizado processos seletivos para formarem seu gabinete. Além disso, lançaram aplicativos para que seus eleitores possam acompanhar as votações. 

Apesar dos perfis semelhantes e de defenderam as mesmas pautas, os deputados são de partidos diversos e os termos ideológicos também são diferentes. Tabata Amaral (PDT-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES), Tiago Mitraud (Novo-MG), Renan Ferreirinha (PSB-RJ) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ) são os deputados que fazem parte da "bancada do Lemann".

Fundação Lemmann

A Fundação Lemmann foi criada há dez anos pelo empresário e tem um programa de bolsa de estudos em universidades de elite dos Estados Unidos e Reino Unido. Segundo o diretor-executivo da fundação, Denis Mizne, o objetivo é formar lideranças para trabalhar com impacto social no Brasil.

Durante as eleições, o uso do nome e imagem de Jorge Paulo Lemann para qualquer fim eleitoral foi vetado e o nome do empresário não aparece como financiador de nenhuma campanha. Os deputados eleitos da "bancada Lemann" não utilizaram recursos do fundo partidário em suas campanhas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp