Política

Ao defender criminalização da homofobia, Neto comenta: "Muita gente do meu partido pensa diferente de mim"

BNews/Vagner Souza
"Não podemos conviver a essa altura do campeonato com preconceitos, discriminações", diz prefeito  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 24/05/2019, às 19h43   Henrique Brinco e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto comentou, nesta sexta-feira (24), a formação de maioria no Supremo Tribunal Federal (STF) em favor da equiparação do crime de homofobia ao de racismo. Seis ministros já votaram e o julgamento deverá ser retomado no início de junho. O presidente nacional do DEM se disse a favor da decisão do colegiado.

"Sou a favor, porque assim como o Brasil avançou muito quando criminalizou o racismo, não podemos conviver a essa altura do campeonato com preconceitos, discriminações. A opção e a preferência sexual de cada um tem a ver com a sua vida, suas escolhas, condição de ser humano. Não é razoável que, porque uma pessoa fez a opção de vida por estar com outra pessoa do mesmo sexo, por isso possa ser agredida, ofendida e etc", avaliou durante a inauguração das obras de restauração feitas na parte interna da Basílica do Senhor do Bonfim, nesta sexta-feira (24).

Neto, no entanto, faz uma ressalva: "Depois, o Judiciário terá que ter todo o cuidado para caracterizar situações que não são de homofobia, como homofobia. Mas aquelas que sejam homofobia, no sentido literal da palavra, de preconceito, de discriminação, de agressão, sou a favor que sejam criminalizadas".

O baiano reforçou ainda que apoia a decisão do Supremo Tribunal Federal, segundo palavras dele, "mesmo sabendo que isso vai dar polêmica". "Porque muita gente do meu partido pensa diferente de mim", justificou.

Leia também:
Após reunião com Bolsonaro, Neto adota discurso conciliador e diz que crise foi criada pelo PT
Neto diz que não vai em ato pró-Bolsonaro, mas defende legitimidade de manifestação
"Não sei no que acreditar", diz Neto sobre deputado que chamou a Bahia de "lixo"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp