Política

Líder do governo comemora fim da greve de professores nas universidades estaduais

[Líder do governo comemora fim da greve de professores nas universidades estaduais]
12 de Junho de 2019 às 15:45 Por: Divulgação Por: Redação BNews 0comentários

A decisão de professores pelo fim da greve nas Universidades Estaduais da Bahia (Uneb) e a do Sul da Bahia (Uesc) foi comemorada pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), líder de governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Os docentes aprovaram retorno às atividades em assembleias na manhã desta quarta-feira (12).

“É uma realização e alegria, uma vez que atuei como mediador da 1ª até a 16ª reunião. Corríamos o risco de ter um perde-perde, mas, no final, foi ganha-ganha”, afirmou.

Professores das Universidade de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb) fazem encontros na tarde desta quarta para discutir a possibilidade de encerramento da greve. A expectativa é que sigam as decisões tomadas pelos docentes da Uneb e Uesc, após assinatura de acordo entre o movimento e o governo estadual. 

“Abrimos as negociações de uma mesa permanente de negociação, além dos professores ganharem promoções, a perspectiva de mudança de regime e R$ 36 milhões para investimentos nas universidades”, pontuou Rosemberg.

A presidente da Comissão de Educação da AL-BA, a deputada Fabíola Mansur (PSB), também comentou sua atuação junto com o líder governista nas negociações.

“Foram longas reuniões que levávamos as discussões até a exaustão com o objetivo de chegarmos a um ponto de equilíbrio. Sempre destaquei que esse era um debate onde a categoria apresentava propostas e reivindicações legítimas e o governo respondia com contrapropostas possíveis. Houve avanços e com a Mesa de Negociação Permanente outros avanços virão. Nosso papel como mediadores será contínuo e não terá um ponto final com o encerramento da greve”, afirmou Fabíola.

A parlamentar afirma que foram dois meses de encontros com o movimento docente, representado pelo Fórum da Associação de Docentes das quatro universidades, com as participações do deputado Hilton Coelho (PSOL) e dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (Educação) e Cibelle Carvalho (Serin).
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas