Política

Possível ida para Saúde será "prova de fogo" para Prates; entenda

BNews/Arquivo
Secretário é considerado o "plano B" de Neto para a vaga que deixará no Palácio Thomé de Souza  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 14/06/2019, às 19h32   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Quando deixou a presidência da Câmara Municipal de Salvador e elegeu-se deputado estadual com mais de 55 mil votos, o hoje secretário Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Leo Prates (DEM), relutou para deixar o Legislativo. O parlamentar, no entanto, parece ter tomado gosto pela rotina do Executivo e está sim tentando se viabilizar como candidato. E isso está cada vez mais explícito com os sinais que ele vem dando: semana passada, flertou com o PCdoB. Já nesta sexta-feira (14), almoçou com a cúpula do PDT nacional. Nos bastidores, segundo fontes do BNews, a especulação é que ele vai para pasta da Saúde. E esse movimento será a grande "prova de fogo" do aliado do prefeito ACM Neto (DEM).

A secretaria de maior orçamento da prefeitura, tem, desde 2017, enfrentado problemas - além do desgaste na mídia, que cotidianamente retrata problemas recorrentes como a falta de médicos e questões físicas das unidades de saúde municipais, a pasta foi alvo de operações da Polícia Federal por problemas em contratos com empresas terceirizadas. Se fracassar na missão de colocar as coisas em ordem, Prates corre sério risco de ser esvaziado politicamente.

Conforme o BNews já informou, Prates é considerado o "plano B" de Neto para a vaga que deixará no Palácio Thomé de Souza, caso o nome do vice-prefeito e secretário de infraestrutura e obras públicas, Bruno Reis (DEM), não emplaque. Até mesmo uma dobradinha entre os dois passou a ser ventilada como uma possibilidade. As conversas do democrata com outros partidos, no entanto, levantam rumores de que ele está tentando se garantir também fora do grupo carlista. Ou então, aglutinar partidos de esquerda para uma eventual campanha.

É inegável que o titular da Sempre, chegou a então “Semps” com vários desafios, dentre os quais, gerir uma pasta com os menores recursos do Município - mas de grande relevância, uma vez que trata da assistência social (área que pode atrair muitos votos se for bem gerenciada).  O gestor virou "arroz de festa" da Câmara Municipal, onde tem grande influência sobre os vereadores, e passou a divulgar balanços quase mensais dos avanços e resultados da Sempre, que incluem inaugurações de unidades, participação em ações sociais, desenvolvimento de importantes projetos para ampliação da cobertura da área social. 

Prates nega ter recebido o convite para assumir a SMS. E o BNews apurou que o convite realmente ainda não foi feito. Se a ida for concretizada, o que pode durar alguns dias - haja vista o desgaste provocado com a midiatização da informação -, ele terá "se virar nos 30" para conseguir dar uma nova cara para a pasta. Se passar no teste, certamente ganha força para pleitear um lugar ao Sol na majoritária de 2020.

Em tempo
Prates também mandou um recado por suas redes sociais, nesta sexta-feira (14), para os que ele chamou de “covardes”. “O melhor presente da vida é o tempo. Ele é o senhor da razão! E a maior liberdade o desapego. Continuo fazendo o que faço melhor: trabalhar! A melhor resposta que dou aos covardes é essa”, escreveu. Fica a dúvida para quem foi esse recado...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp