Política

Rui diz que mudanças no relatório da reforma da Previdência abrem espaço para diálogo com governadores

Vagner Souza/BNews
O financiamento do déficit dos estados é um dos quesitos que ainda serão discutidos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 15/06/2019, às 12h32   Bruno Luiz e Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) disse, na manhã deste sábado (15), que a retirada de alguns pontos polêmicos do reltório da reforma da Previdência abre espaço para o diálogo entre o Palácio do Planalto e os governadores, sobretudo os do Nordeste. O financiamento do déficit dos estados é um dos quesitos que ainda serão discutidos.

"É um avanço, porque os quatro pontos que havíamos colocado foram retirados. Na reunião com os governadores, listamos uma série de questões que incluem o déficit dos estados. O relator ficou de dialogar com os governadores para encontrar uma solução para vários outros pontos. Então, acho que retirados os quatro pontos, abre espaço para um diálogo mais detalhado, que inclui inclusive a forma como os estados vão financiar o déficit, que vai ser crescente até 2024", disse ao BNews, durante a inauguração de uma obra de contenção de encosta na Liberdade.

Os governadores exigiram que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria rural não fossem alterados. A capitalização também foi retirada do relatório.

Questionado sobre a divulgação de novos diálogos entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, o petista afirmou que "quem cometeu crime deve ser punido". 

"Já chegou a hora de as insituições resgatarem suas imagens e apurar toda a verdade, deixar tudo transparente. Não existe democracia forte sem instituições fortes. E as instituições só são fortes quando elas atuam dentro da lei e são respeitadas. O povo precisa saber a verdade. E quem cometeu crime deve ser punido", defendeu.

Sobre os cargos regionais e de segundo escalão, Rui disse que o comando do Detran, por enquanto, não sofrerá alterações. "O Dentran não vai ter mudança por agora. A Embasa estamos amadurecendo. Os cargos regionais já homolamos os critérios no conselho político e a Serin vai começar as mudanças", informou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp