Política

Aprovação da LDO 2020 passou por negociação entre AL-BA e TCM

Adenilson Nunes
Deputados revelaram que a AL-BA "doou" recursos para o TCM  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes

Publicado em 18/06/2019, às 17h51   Eliezer Santos e Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

A negociação para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020 nesta terça-feira (18) passou por  uma mobilização de líderes e deputados ligados à Mesa Diretora para aumentar o repasse à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O adiamento da sessão desta segunda-feira (17) também passou por negociações em torno da peça orçamentária.

Segundo apurou o BNews, o presidente da Casa, Nelson Leal (PP) foi ao Tribunal de Contas do Municípios (TCM) na tarde de ontem verificar as condições do aumento. Leal confirmou a ida ao TCM, mas não deu detalhes da agenda.

Deputados assinalaram que o ex-presidente Marcelo Nilo (PSB) havia feito anos atrás uma rubrica orçamentária de 0.6% do orçamento global da AL-BA para o TCM, a pedido da Corte. Agora, Leal tenta reaver esse percentual, que deve agregar algo em torno de R$ 150 milhões à Casa. Assim, o Legislativo não precisaria mais pedir suplementação ao governador Rui Costa (PT), com Leal havia anunciado desde que assumiu a presidência.

“Tivemos no TCM ontem, mas tivermos contato com o TCE, o TJ, com todos os poderes. Começamos com um déficit este ano. Nosso orçamento era 700 milhões de reais e o nosso orçamento atual é de 625 milhões. Já entramos com déficit de 75 milhões de reais. E também tivemos a questão dos GTs, que são pagos aos funcionários que foram demitidos devido aos 24 deputados que deixaram a Casa, foi um número recorde de demissões e temos que pagar o tempo de serviço que impacta no orçamento”, explicou Leal.

Ainda de acordo com o presidente, a expectativa é demonstrar ao Executivo que estão limitando os gastos na Casa. “Continuamos sendo uma assembleia austera. Acredito que a gente possa resolver essa questão, que é preocupante, mas vejo com muita tranquilidade”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp