Política

MBL-BA ganha liminar contra Prefeitura e garante direito de levar minitrio para a Barra

Arquivo
"Era uma guerra perdida", afirma Siqueira Costa Júnior  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 30/06/2019, às 08h42   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Movimento Brasil Livre Bahia ganhou uma liminar na Justiça garantindo o direito de levar o trio elétrico para o Farol da Barra na manifestação convocada para este domingo (30) em defesa do ministro Sérgio Moro e da Operação Lava Jato. O BNews obteve uma cópia da decisão. O trio também será utilizado pelo MPB - Médicos Pelo Brasil, MPB - Movimentos Patriotas do Brasil, Militância Direita Bahia, Nas Ruas - BA e RWR - Republicana Web Rádio. 

Os ativistas, que integram o grupo Movimento Renovação Liberal, entraram com um mandado de segurança "contra ato supostamente ilegal atribuído" ao prefeito ACM Neto e ao Secretário Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Alberto Magalhães Pimentel Júnior.

Na peça, a defesa do grupo argumenta que "autoridades não permitiriam a realização da manifestação, bem como a utilização do trio elétrico, em razão de o local ser utilizado pela população para assistir os jogos da Copa América". Argumenta ainda que "os referidos jogos apenas terão início às 16 horas, 4 horas após o horário marcado para encerramento da manifestação, inexistindo risco de uma atividade frustrar a realização da outra".

A juíza plantonista Marielza Brandao Franco decidiu conceder o mandado. "Conforme se verifica nos documentos de fls. 29/33, o impetrante comunicou as autoridades competentes acerca da manifestação no dia 18/06/2019, ou seja, mais de 10 dias de antecedência da data para a qual estava prevista, atendendo ao requisito previsto no dispositivo supra referido", argumenta  a magistrada.

"Ademais, em breve consulta à internet, é possível se observar que não há notícia de evento vinculado à Copa América agendado para o dia 30/06/2019 no Farol da Barra. Dessa forma, não pode a Administração Municipal impedir a ocorrência da manifestação pacífica organizada pelo Impetrante, por se tratar de direito líquido e certo", sentencia a juíza.

Marielza destaca ainda que o art. 5º, XVI, da Constituição Federal, prevê que "todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente".

"Guerra perdida"
A Prefeitura de Salvador divulgou uma nota, no início da noite de sábado (29), afirmando que  "jamais tentou impedir a realização de manifestação popular no Farol da Barra" e que " por uma questão de ordem pública, não foi autorizado o uso de trio elétrico no local, porque, na região, já está instalada a estrutura da Conmebol para a transmissão pública dos jogos da Copa América, da qual a nossa cidade é uma das sedes". Segundo a gestão municipal, "após negociação com os organizadores da manifestação, chegou-se ao entendimento da possibilidade da utilização de um minitrio, equipamento que não prejudica a estrutura montada no local".

Procurado pelo BNews, Siqueira Costa Júnior, líder do MBL-BA, disse que foi comunidado pela prefeitura sobre a liberação do trio - mas que o direito já estava garantido por meio da liminar. "Era uma guerra perdida", avalia.

Entenda o caso
Na última sexta-feira (28), o BNews noticiou que a prefeitura, por meio da Semtel, havia embargado o uso do trio do MBL durante manifestação a favor do governo Bolsonaro, marcada para este domingo.

Após a publicação, comprovada por documentos e entrevistas, Alberto e Dayane Pimentel deferiram ataques contra o site por meio de publicações nas redes sociais. Desde então, vereadores, deputados e líderes políticos têm se posicionado contra a postura do PSL, e a favor da imprensa.

Leia também:
Padrinho de Pimentel, Bruno Reis diz que ataques ao BNews não refletem valores da prefeitura
Prefeitura autoriza uso de mini trio em manifestação deste domingo na Barra
Ataques de Pimentel ao BNews causam constrangimento à gestão de ACM Neto, avalia Paulo Câmara
MBL Bahia vai processar Alberto Pimentel após ser chamado de "quadrilha"
Mesa Diretora estuda convocação de Pimentel à Câmara, afirma Geraldo Júnior

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp