Política

Presidente da OAB lamenta ataques à imprensa, após ofensas de secretário municipal

Arquivo BNews
O repórter Henrique Brinco também foi alvo de ofensas em tom homofóbicas  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 01/07/2019, às 21h00   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Fabrício Castro lamentou nesta segunda-feira (1), os ataques que o site Bnews vem sofrendo por parte do secretário municipal Alberto Pimentel (PSL).  O repórter Henrique Brinco também foi alvo de ofensas em tom homofóbicas. 

“Lamento muito, um agente político não tenha o respeito com a liberdade de imprensa, o exercício da profissão do jornalista seja recebido dessa forma. Quem exerce a função pública deve se submeter às críticas e se não concordar, esclarecer perante a sociedade, mas não de forma ofensiva”, disse, em contato com o BNews. Castro afirmou ainda que causa preocupação os rumos do país. “Me preocupa que a construção do Brasil seja nesses termos, em que as pessoas não respeitam a forma de pensar dos outros”, opinou. 


Entenda o caso

O repórter de política do BNews, Henrique Brinco, sofreu ataques homofóbicos de Alberto Pimentel. O integrante da gestão do prefeito ACM Neto se irritou com uma reportagem do site em que expõe uma denúncia do MBL-Bahia sobre uma suposta articulação política do gestor para impedir a manifestação convocada no último domingo (30). Após desferir ataques ao site e à imprensa, Pimentel partiu para ataques pessoais contra o jornalista compartilhando publicações das redes sociais do jornalista na Parada Gay  em 2017 e ao lado da transformista Scarleth Sangalo. “O BNews e esse repórter são uma vergonha para toda imprensa, pois a imprensa não é para o ativismo e sim para transmitir informação de qualidade para a população!”, escreveu o secretário.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), presidido pela jornalista Marjorie da Silva Moura, emitiu neste domingo (30) uma nota de apoio aos jornalistas do BNews, o que causou ainda mais reações do secretário nas redes sociais. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) também sem pronunciou em apoio ao repórter, assim como o Coletivo de Jornalistas e a Associação Bahiana de Imprensa. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp