Política

Ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública, socióloga Vilma Reis anuncia pré-candidatura à prefeitura de Salvador

Alessandra Lori/ DP-BA
Vilma é referência nacional na luta antirracista e contra violações de direitos humanos  |   Bnews - Divulgação Alessandra Lori/ DP-BA

Publicado em 04/07/2019, às 09h56   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

A socióloga, ex-ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) e ativista pelos direitos humanos, Vilma Reis, anunciou pré-candidatura à prefeitura de Salvador para 2020.

Em postagem em sua página no Facebook, feita no Dois de Julho, data que marca a Independência da Bahia, Vilma escreveu: “As Mulheres Negras construindo um programa para governar toda Salvador”. A publicação seguiu de um card que traz os dizeres “Agora é ela”, “Mulheres Negras na prefeitura de Salvador” e também aquele que parece que será um dos slogans de sua candidatura, a hashtag “#bicãonadiagonal”.

Ainda não se sabe por qual partido a socióloga deve concorrer ao cargo, mas o PSOL e o PSB demonstraram interesse em abrir conversas com ela sobre o assunto, de acordo com informações recebidas pelo BNews.

Pessoas ligadas ao Movimento Negro comemoraram nas redes sociais o anúncio de Vilma, que é referência na luta contra o racismo no Brasil.

“No meu país chamado Bahia, teremos uma prefeita negra”, escreveu uma seguidora. “Todo mundo pronto para a campanha mais revolucionária que Salvador já viu? Agora é ela!!!”, comemorou a comunicadora e ativista pelos direitos humanos Midiã Noelle. 

Referência nacional na luta antirracista e contra o genocídio da juventude negra, Vilma foi ouvidora-geral da DP-BA de 2015 a 2019. Em seu mandato, destacou-se por aproximar o órgão de grupos vulneráveis, pela luta contra o racismo e o sexismo na atuação dos órgãos de justiça, por reivindicar a interiorização da Defensoria Pública baiana e pautar a discussão da democratização do sistema de Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp