Política

Após matéria do BNews, Rui Costa confirma novo Centro de Convenções estadual no bairro do Comércio

Vagner Souza / BNews
Governador informou interesse de empresa espanhola   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 05/07/2019, às 17h19   Pedro Vilas Boas e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) confirmou intenção em erguer um novo Centro de Convenções da Bahia no bairro do Comércio. "É lá que espero estar anunciando um belíssimo projeto", declarou em cerimônia na governadoria nesta sexta-feira (5).

Rui informou que uma empresa espanhola participou da licitação, visando o mercado internacional. "Não há um outro patrimônio no Brasil que tem um valor e uma admiração internacional que tem o nosso Centro Histórico. Do ponto de vista do paisagismo ainda tem, que é o Rio de Janeiro", comentou.

Esta semana o BNews adiantou que o empreendimento deve ser construído na área que hoje abriga o prédio do antigo Instituto de Cacau da Bahia, na Avenida França, no Comércio. Em junho, o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, antecipou à reportagem a tendência de que o novo imóvel seria levantado próximo ao Terminal Marítimo de São Joaquim, onde funciona o sistema ferry-boat.

“Quando tenho especialistas que dizem que ali é o pior local e que o Centro antigo é o melhor local para turismo, tenho que me curvar para a opinião dos especialistas [...] todos dizem, ‘governador, vai soar como música para o turismo se as pessoas tiverem um Centro de Convenções no Centro Histórico’”, explicou o governador.

Na ocasião, Rui também anunciou para o próximo dia 23 a inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista e falou sobre o trajeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que ligará o Subúrbio Ferroviário até o Centro de Salvador.

O projeto estadual para a construção de um novo Centro de Convenções é cercado de incertezas. Em 2017, Rui classificou o Comércio como “o melhor lugar para o Centro de Convenções”, mas depois iniciou especulações para instalar o novo empreendimento no terreno do Parque de Exposições, na Avenida Paralela.

Agora, as tratativas voltam à região do Centro da cidade, mas sem prazos definidos. Em setembro completa três anos que a estrutura do antigo Centro de Convenções, instalado no bairro do Stiep, desabou parcialmente.

“Para cada assunto que eu tenho que tomar decisão, vou ouvir especialistas na área. E 100% dos especialistas que ouvi me disseram que a opção de construir naquela região onde era o antigo Centro de Convenções é a pior opção possível. Ali é o ponto de maior salinidade do Brasil. O custo operacional do antigo Centro de Convenções era altíssimo. A gente colocava um computador ali e não durava seis meses. A escada rolante não durava um ano, porque tudo ficava enferrujado. E eu cheguei a chamar hoje o falecido arquiteto que ajudou a construir o Centro de Convenções da Bahia um dia depois do acidente. Conversamos no meu gabinete 22h e ele me disse que naquela época era muito jovem e que o computador era de papel perfurado ainda. Ele disse 'governador, insisti muito com o governante da época que se não fizesse o Centro ali, porque é comprovado cientificamente que é um dos lugares de maior salinidade do Brasil'”, argumentou Rui Costa. 

Nesse tempo, a prefeitura de Salvador começou a construção de um centro municipal na orla da Boca do Rio, o que passou a ser visto politicamente como uma disputa entre os grupos de Rui e do ACM Neto (DEM). 

"Não julgo obra municipal em Salvador e em nenhum lugar. Tenho evitado polêmicas com quem quer que seja. Tenho tanta coisa a fazer no governo do Estado que não quero ocupar o lugar de vocês jornalistas para comentar eventuais ações municipais", esquivou o petista.

"Não estou fazendo um Centro de Convenções para Salvador, estou fazendo para o Estado da Bahia. E todas as opiniões técnicas que ouvi, tenho humildade [em dizer] que não sou especialista em todas as áreas. O que tem garantido o sucesso do nosso governo é que o governador tem humildade suficiente para não ser arrogante e não se considerar o dono da verdade”, encerrou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp