Política

Otto afirma que barragem rompida em Quati não possuía estrutura adequada

Vagner Souza/ BNews
A barragem foi construída pelo governo da Bahia em 2000  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 14/07/2019, às 12h05   Diego Vieira* e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Otto Alencar (PSD) afirmou ao BNews, neste domingo (14), durante visita ao povoado de Quati, município de Pedro Alexandre, que a barragem que se rompeu na região não possuía estrutura adequada para funcionamento. "A barragem foi feita sem projeto estrutural de engenharia, sem fundação, sem sondagem de solo", disse.

Ele chegou ao local acompanhando o governador do estado, Rui Costa (PT), que visitará, ainda neste domingo, o município de Coronel João Sá, também afetado pelo rompimento. "Não tinha como sustentar uma tromba d'água dessa natureza, então, é procurar fazer os diagnósticos", afirmou.

A barragem foi construída pelo governo da Bahia em 2000, e era mantida pela Associação de Moradores da Comunidade de Quati. Sua fiscalização era de responsabilidade do Inema, órgão ambiental do estado.

Recursos federais

Na ocasião, Otto também informou que o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, já está consciente da situação da região e da necessidade do repasse de recursos federais para a localidade. "Construir primeiro as habitações que tiveram problemas, e, de alguma forma, encontrar soluções 'pros' utensílios que foram danificados e perdidos, e, depois disso, a reconstrução da barragem", explicou.

*O repórter faz cobertura direto dos municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp