Política

Pesquisa Datafolha: 4 em cada 10 brasileiros apontam que Bolsonaro não fez nada de positivo

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
39% dos entrevistados responderam “nada” quando perguntados o que o presidente teria feito de melhor nos 200 dias de governo  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Publicado em 22/07/2019, às 09h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostra que, para 4 a cada 10 brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não fez nada de positivo ou que possa se destacar nos seus seis meses de governo. 

De acordo com o levantamento, realizado nos dias 4 e 5 de julho, 39% dos entrevistados responderam “nada” quando instados a responder livremente (não foram dadas opções) o que o presidente teria feito de melhor até então. 

Esse percentual sobe para 45% entre mulheres e pessoas com apenas o ensino fundamental, para 46% entre negros, para 47% no Nordeste, para 52% entre adeptos de religiões de matrizes africanas e para 76% dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo.

Ainda segundo a pesquisa, dos entrevistados que responderam, 8% avaliam ter havido avanços na segurança, 7% mencionaram a reforma da Previdência, 4% afirmam que houve combate à corrupção e 4% citaram os decretos de flexibilização do posse e porte de armas. O fim do horário de verão foi apontado por 1%.

Apesar desses números, 18% disseram “nada” quando questionados o que Bolsonaro teria feito de pior. O número sobe para 22% entre os evangélicos, para 24% na região Sul, para 25% entre os amarelos e os que têm 60 anos ou mais e para 36% entre os que avaliam o governo como ótimo ou bom.

Os decretos das armas aparecem em primeiro lugar entre as iniciativas ruins, mencionados por 21% dos entrevistados. O repúdio é maior entre os negros (25%), quem avalia o governo como ruim ou péssimo (27%) e espíritas (28%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp