Política

Ops! No dia errado, vereador pede um minuto de silêncio por Irmã Dulce

[Ops! No dia errado, vereador pede um minuto de silêncio por Irmã Dulce]
Por: Reprodução/TV Câmara Por: Henrique Brinco 0comentários

O vereador Sérgio Nogueira (PSDB) protagonizou mais uma cena pitoresca na Câmara Municipal de Salvador. O tucano pediu um minuto de silêncio pela morte de Irmã Dulce, na sessão ordinária desta terça-feira (13). "Quero pedir um minuto de silêncio, porque hoje a nossa santa, a nossa mãe, Irmã Dulce, faz aniversário de morte", pediu. A beata morreu no dia 13 de março de 1992.

O presidente da Casa, Geraldo Júnior (SD), concedeu o pedido. Um dos vereadores no Plenário, Sidninho (Podemos), então, questionou a ação. Nogueira retrucou: "O senhor não sabe que ela morreu, não? O senhor é católico ou não é?", disse, em tom de irritação.

Coube ao vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), que é ligado a Igreja Católica, explicar a simbologia do 13 de agosto para Dulce. "Hoje tenho a graça de festejar, porque a nossa querida Irmã Dulce, que no dia 13 de agosto, ela completa o dia onomástico. Para você que não sabe o que é o dia onomástico, é o dia de aniversário onde aquela consagrada toma a decisão de viver a vida consagrada. Então, hoje é um dia de festa, de alegria", explicou.

Com a Canonização de Irmã Dulce, cuja cerimônia será realizada em 13 de outubro, no Vaticano, a religiosa passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres e terá como dia litúrgico o 13 de agosto. O significado da data remete a 1933, quando a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). Naquele mesmo ano, no dia 13 de agosto, com 19 anos de idade, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas