Política

Eleições 2020: Candeias tem 6 nomes possíveis para prefeitura

Montagem/BNews
O atual prefeito e a vice estão com relações rompidas desde o ano passado  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews

Publicado em 16/08/2019, às 18h48   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Os eleitores do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), já têm, pelo menos, 6 nomes possíveis para disputar a prefeitura nas eleições de 2020.

Nos bastidores estão sendo ventilados os nomes do atual gestor, Dr. Pitágoras (PP); da vice-prefeita Maria Márcia Gomes (PSDB); da ex-prefeita Tonha Magalhães (DEM); do vereador Arnaldo Araújo (PSDB), conhecido como "Arnaldo do Ponto Econômico"; do ex-presidente da Câmara de Vereadores Fernando Calmon (PSD); e do ex-prefeito Sargento Francisco (sem partido). 

O atual prefeito e a vice estão com relações rompidas desde o ano passado. Nos bastidores, o que se ventila é uma possível união entre os outros 5 pré-candidatos contra Dr. Pitágoras.

"Se for preciso uma reunião, conjuntura lá na frente de todos nesse grupo, por que não? Pra somar e fazer diferente", disse Márcia Gomes, em entrevista ao BNews.

Todos concordam em analisar uma possível união para 2020, mas não abrem mão de encabeçar a chapa. "Precisamos ter um palanque forte. Sou do partido da base do governador, tenho dois senadores pra colocar no palanque [Otto Alencar e Angelo Coronel]", disse Fernando Calmon ao BNews.

"Troca-troca"

As eleições 2020 motivaram os pré-candidatos a promoverem  mudanças de sigla, numa movimentação para viabilização de uma provável candidatura, que só ocorre com a transferência, na janela partidária.

Exemplo disso é o vereador Arnaldo Araújo, que deve deixar o PSDB, após não conseguir se viabilizar como nome da sigla para 2020. "Pra mim, um partido desse não me interessa. Tô no partido esperando abertura da janela partidária", disse Arnaldo ao BNews.

Informações de bastidores dão conta que ele deve filiar-se ao PSD, partido que também conta com Fernando Calmon na disputa. O acordo é: quem tiver mais bem avaliado nas próximas pesquisas, deve ser apoiado.

Já o ex-prefeito Sargento Francisco (sem partido) pode filiar-se ao PL. Ele deixou o PSD, após Fernando Calmon assumir a presidência do partido e demonstrar interesse na candidatura.

Procurada pela reportagem para comentar a pré-candidatura, Tonha Magalhães não pôde conversar, em decorrência de problemas pessoais. Dr.Pitágoras e Sargento Francisco não conseguiram ser localizados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp