Política

Procuradoria Eleitoral pede condenação de Doria por irregularidade em publicidade

Valter Campanato/Agência Brasil
Na ação, ainda foi solicitada a condenação do vice-governador, Rodrigo Garcia, e do então secretário de Comunicação, Fábio Souza dos Santos  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 21/08/2019, às 19h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) solicitou a condenação e perda de mandato do governador João Doria (PSDB) por uso irregular da publicidade institucional da prefeitura. O órgão o acusa de usar dinheiro do executivo municipal durante a gestão dele como prefeito para promover sua candidatura ao governo do estado nas eleições de 2018.

De acordo com o jornal O Globo, na ação, ainda foi solicitada a condenação do vice-governador, Rodrigo Garcia, e do então secretário de Comunicação, Fábio Souza dos Santos. Além da perda do mandato, a PRE-SP quer a inelegibilidade de Doria e do vice-governador por oito anos.

A prefeitura, sob gestão de Doria, gastou R$ 73,8 mil com publicidade durante o primeiro semestre do ano passado, valor 122% maior do que a média do primeiro semestre dos três anos anteriores (R$ 33,3 mil). De acordo com a PRE-SP, quando Doria deixou o cargo, em 6 de abril do ano passado, o gasto já havia superado a média em 76%.

Em nota enviada à reportagem, a defesa do governador João Doria disse que já se manifestou sobre a ação, "demonstrando que não houve abuso de poder econômico e reitera a legalidade e a correção da sua conduta na gestão municipal".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp