Política

Eleição municipal do PT movimenta sede do partido no Rio Vermelho

Roberto Viana/BNews
Cinco nomes disputam o pleito; Dois candidatos estão fortes no pleito   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 08/09/2019, às 13h05   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp


As eleições municipais do Partido dos Trabalhadores que acontecem neste domingo (8) em 4.800 municípios em todo o Brasil, movimentaram a sede do partido em Salvador, no Rio Vermelho. A votação iniciou às 8h e segue até as 17h horas. Hoje, serão escolhidos o presidente municipal da sigla, composição dos diretórios e zonais e os delegados da convenção estadual e nacional que acontecem em outubro e novembro, respectivamente. 

Cinco nomes disputam o pleito na capital baiana. Ademário Costa, Gilmar Santiago, Dany Ferreira, Walter Tekomoto e Erenice Santana. Destes, apenas dois nomes seguem fortes: o ex-tesoreiro do PT, Ademário Costa e ex-vereador Gilmar Santiago. O primeiro conta com o apoio do deputado estadual Jacó (PT), e o segundo é apoiado pelo senador Jaques Wagner. 

A expectativa é que o resultado só seja confirmado na madrugada desta segunda-feira (8). O mandato do presidente é de 4 anos. Além da eleição da Executiva municipal, os presidentes de 20 zonais de Salvador serão escolhidos. 

Em conversa com o BNews durante a votação na sede do partido, o presidente da 2, Paulo Le, afirmou que o PED (Processo de Eleição Interno) deste ano foi o mais disputado. “Processo natural e ideológico que as pessoas saem de suas casas para exercer o seu direito de escolher o dirigente do trabalhador, esse é o PT, que luta pela liberdade de imprensa, por todos os grupos de pessoas que são trabalhadoras. Aqui é onde toda a história do PT começa e o PED desse ano foi o mais disputado”, afirmou. Paulo ressaltou ainda que no período da prisão de Lula até agora, foram mais de um milhão de novos filiados à sigla. 

O ex-presidente Lula enviou uma carta em referências às eleições municipais, onde afirma que o partido está “cada vez mais vivo, forte e disposto a lutar”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp