Política

Democratas vai discutir posição sobre aumento do Fundo Partidário, diz Neto

[ Democratas vai discutir posição sobre aumento do Fundo Partidário, diz Neto ]
12 de Setembro de 2019 às 21:03 Por: Vagner Souza / BNews Por: Victor Pinto e Eliezer Santos 0comentários

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, anunciou que reunirá o partido para discutir e definir uma posição da sigla sobre os valores do fundo partidário para as próximas eleições. Uma publicação do jornal ‘O Globo’, nesta quinta-feira (12), mostrou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) pretende subir de R$ 1,87 bilhão para R$ 3,7 bilhões o valor do fundo para o próximo ano, como forma de fazer um aceno de simpatia ao Congresso.

“Penso eu que essa não é uma situação de governo, ao que me consta o Congresso Nacional agora no Senado está aprovando um projeto de lei que institui o fundo eleitoral, porque ele tinha sido criado, mas apenas com validade para 2018. É claro que, na medida em que acabou o financiamento privado de campanha, não há outro caminho a não ser através do financiamento público de campanha”, afirmou.

Diante dos apelos em Plenário de senadores de vários partidos, que chegaram a entrar em obstrução nesta quarta-feira (11), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, optou por cancelar a votação. 

O PL 5.029/2019, que altera regras eleitorais, já foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado Federal. Para valer nas eleições municipais de 2020, as alterações precisam ser publicadas em até um ano antes do pleito, ou seja, até o começo de outubro deste ano. 

“Eu acho que a partir de agora o Congresso tem que fazer um debate transparente, deve ouvir os partidos, eu vou reunir o meu partido para discutir qual o montante adequado para esse fundo. O que está sendo aprovado agora não é valor, não se fala em valor, apenas a existência do fundo para financiar as campanhas. Pelo que eu sei, a definição dos valores será feita na lei orçamentária do próximo ano. Vamos reunir, discutir com os membros do partido e avaliar qual a posição do Democratas sobre o valor do fundo”, acrescentou ACM Neto.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas