Política

PT Bahia rejeita recurso e legitima segundo turno nas eleições internas do partido em Salvador

Montagem BNews
Pleito ocorre no próximo domingo (22)  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 17/09/2019, às 17h48   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Após polêmicas envolvendo a eleição interna a presidência do PT de Salvador, no último dia 8 de setembro, a Comissão de Recursos do PT Estadual rejeitou, nesta terça-feira (17), por 13 a 9, recurso impetrado pelo candidato Ademário Costa que pedia a apuração de uma urna extra e poderia derrubar a votação do primeiro turno do pleito. Com isso, a eleição do segundo turno vai ocorrer no próximo domingo (22), entre as chapas “Partido Mais Forte” – com Ademário Costa e Cema e “Partido Militante Para Ganhar Salvador”, encabeçada por Gilmar Santiago e Marta Rodrigues.

Para entender a celeuma: no dia 8 de setembro, o grupo liderado por Ademário Costa, que ficou em primeiro lugar na votação, alegou que alguns filiados não estavam na lista de votação oficial por não estarem atribuídos a nenhuma zonal. Com isso, foi solicitada uma urna extra com os nomes de alguns desses que não estavam na lista oficial. Cerca de 45 pessoas votaram nessa urna, de uma lista de 1.224 nomes, que foram enviados pela Secretaria Nacional de Organização do PT. No entanto, fontes do PT apontaram fraudes no processo, o que teria motivado e decisão de não abrir a urna extra.

Ao BNews, o atual presidente da sigla e candidato a reeleição, Gilmar Santiago apontou irregularidades. “Tinham filiados em zonas de outras cidades da Bahia, que estavam para votar em Salvador, quando não deveriam. Isso é de causar enorme estranheza. A decisão do PT Estadual garantiu a lisura do processo e evitou possíveis irregularidades. Com a decisão do PT Estadual, confirmou-se a legitimidade da disputa no 2º turno sem lista e urna extra”, disse.

Também ao BNews, Ademário Costa disse que “esta é uma decisão interna do PT e nos centralizamos pela decisão que o PT tomar".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags