Política

Rui se reúne com embaixador Chinês e discute atuação do Consórcio do Nordeste

Camila Peres/GOVBA
“Além de negócios e investimentos, queremos promover parcerias na área cultural, esportiva e educacional. O Consórcio do Nordeste buscará na China a efetivação de projetos e contamos com a interlocução da Embaixada”, disse Rui ao embaixador.  |   Bnews - Divulgação Camila Peres/GOVBA

Publicado em 18/09/2019, às 18h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do estado, Rui Costa (PT), esteve na Embaixada da China em Brasília, nesta quarta-feira (18), para discutir projetos que possam ser executados entre o Consórcio do Nordeste e os chineses. Como presidente da entidade, Rui conversou com o embaixador Yang Wanming sobre a missão internacional que o grupo de gestores do Nordeste fará à China no início de 2020.

“Além de negócios e investimentos, queremos promover parcerias na área cultural, esportiva e educacional. O Consórcio do Nordeste buscará na China a efetivação de projetos e contamos com a interlocução da Embaixada”, disse Rui ao embaixador.

Rui convidou Yang Wanming para visitar a Bahia antes da missão internacional. A expectativa é que o embaixador esteja no estado no mês de novembro, após a reunião da Cúpula do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), marcada para 13 e 14 de novembro, em Brasília. 

O embaixador afirmou que tem interesse em conhecer de perto as parcerias entre Bahia e China  já em andamento. Disse ainda que quer construir conjuntamente a agenda dos nove governadores nordestino em seu país.

Estados Unidos

O encontro de Rui com o embaixador chinês acontece em meio à pressão que o governo Bolsonaro vem sofrendo dos Estados Unidos, para interromper investimentos chineses no Brasil.

As empresas chinesas de tecnologia Huawei, ZTE, Dahua e Hikvision, todas sob algum tipo de embargo americano sob acusação de representarem ameaça à segurança nacional, estão negociando ou fornecendo serviços e produtos no Nordeste.

O intercâmbio entre a China e os nove estados nordestinos nunca foi tão intenso. Só neste ano, quatro governadores e dois vice-governadores da região estiveram no país asiático -e a peregrinação de secretários foi ainda maior. A China também mandou inúmeras comitivas para os estados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp