Política

Auditor fiscal e consultor do Banco Interamericano, José Barroso Tostes Neto é o novo secretário da Receita

Tarso Sarraf/Folhapress
José Barroso Tostes Neto assumirá no lugar de Marcos Cintra, demitido há uma semana   |   Bnews - Divulgação Tarso Sarraf/Folhapress

Publicado em 20/09/2019, às 12h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O auditor fiscal José Barroso Tostes Neto será o novo secretário da Receita Federal. Escolhido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ele assumirá o posto deixado por Marcos Cintra, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro há pouco mais de uma semana. Tostes, que é especialista em gestão fiscal, foi apresentado ao presidente Bolsonaro no fim da tarde de quarta-feira (18), quando a escolha foi chancelada.

Depois de enfrentar resistências da corporação com a escolha de Marcos Cintra, Guedes optou por um nome da carreira, ainda que Tostes esteja afastado, ocupando atualmente o cargo de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), primeiro em Washington e agora em Brasília.

No ano passado, Tostes concorreu à lista tríplice para o cargo de secretário da Receita Federal em eleição promovida pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). Tostes não ficou entre os três da lista, que é entregue ao governo como sugestão.

Durante a campanha, em vídeo em que divulga alguns de seus posicionamentos, Tostes afirma: "Nosso sistema tributário necessita de muitos ajustes. São inúmeras distorções, desequilíbrios, ineficiências. Tornam imperativo fazer algum tipo de reforma em sua estrutura".

Marcos Cintra foi demitido um dia após o secretário-adjunto da Receita, Marcelo de Sousa Silva, subordinado a Cintra, apresentar um imposto nos moldes da extinta Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp