Política

Novo presidente municipal, Ademário Costa traça perfil de candidato do PT à prefeitura de Salvador

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/09/2019, às 20h26   Eliezer Santos e Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ainda não ser consenso dentro do partido, a candidatura petista à prefeitura de Salvador é o assunto que treme as paredes da direção municipal da sigla. No último domingo (22), um novo quadro venceu as eleições internas da legenda e uma candidatura própria encabeçada por um petista será o centro das conversas até janeiro de 2020 – ocasião em que a legenda já deve ter um nome para o pleito.

Em conversa com o BNews na tarde desta segunda-feira (23), o novo presidente do PT municipal, Ademário Costa, traçou um panorama de como a legenda deve se posicionar nos próximos meses, inclusive como deve ser o perfil do candidato da sigla. 

“O partido acabou de passar por um processo que apontou para a necessidade de transição, de renovação, de abertura, de diálogo com as bases sociais que o partido representa. Vamos ter que, nesse processo de debate e construção para chegar até um nome, encontrar uma síntese política que represente esses elementos”, revelou. 

“Que represente também algo novo para a cidade, que tenha capacidade de interlocução ampla. São alguns requisitos que vão ser objetivos e subjetivos que vão estar permeando nossa capacidade de encontrar o que sintetize tudo isso”, completou Ademário Costa.

No entanto, esse discurso ainda não está consolidado dentro do partido. Dentro do bloco comandado por Ademário Costa, inclusive, há integrantes que defendem diálogo com outros partidos da base. O entendimento é que o partido tem legitimidade para uma candidatura própria, mas a discussão precisa ser mais ampla com outros partidos, com o governador Rui Costa e com a sociedade. E para isso, é possível que o PT abra mão de uma cabeça de chapa para compor uma coligação forte para derrotar o candidato do prefeito ACM Neto (DEM).

Seja qual for a inclinação da legenda, ela ainda passará por uma série de tratativas internas e negociações com outras siglas para dimensionar a musculatura que a estrela vermelha terá no pleito do próximo ano. 

“Acho que é prematuro fazer essa definição até porque a gente tem que respeitar que existe uma direção partidária que foi eleita, que tem o seu mandato até dezembro de 2019. Essa executiva já deu o ponta pé inicial para esse debate”, contornou o presidente eleito Ademário Costa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp