Política

Neto nega uso da Guarda Municipal durante suposta greve da PM: "Não tem poder de polícia"

[Neto nega uso da Guarda Municipal durante suposta greve da PM:
09 de Outubro de 2019 às 16:17 Por: BNews/Vagner Souza Por: Aina Kaorner e Henrique Brinco 0comentários

O prefeito ACM Neto (DEM) negou que a Guarda Municipal irá atuar em um eventual agravamento da  greve da Polícia Militar. "A Guarda Municipal não tem poder de polícia", declarou, após ser questionado pelo BNews durante a visita dos prefeitos nas obras do Centro de Convenções Municipal. O encontro integra a programação da 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos.

"A Guarda Municipal tem duas prerrogativas: proteger o patrimônio do município e estar presente nas áreas públicas, onde ela já se faz presente: em algumas praças, na Orla, no Centro Histórico, em estações de ônibus, nos lugares onde a Guarda Municipal atua vai continuar atuando. Mas ela não tem a função de substituir o poder de polícia, que é exclusivo da Polícia Militar e da Polícia Civil", completou.

Segundo o gestor, a responsabilidade da prefeitura é de apenas "assegurar que os serviços públicos municipais funcionem bem, com normalidade, como aconteceu hoje", nas palavras dele. "É o que nós podemos fazer e torcer para que não haja nenhuma ampliação desse movimento de paralisação dos policiais e que as coisas continuem funcionando como nós vimos hoje funcionar. Entendo que hoje tivemos um dia tranquilo em Salvador, durante o dia, então espero que assim continue. Acompanhei através da assistência militar da Prefeitura, com relatórios de hora em hora, e até aí a gente não viu nenhuma consequência mais séria para a cidade. E a minha preocupação e a responsabilidade principal da prefeitura é assegurar o pleno funcionamento dos serviços públicos, o que nós asseguramos perfeitamente".

O Governo do Estado e o Comando Geral da Polícia Militar negam que a categoria esteja em greve.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas