Política

Moema Gramacho mostra preocupação com manchas de óleo no Rio Joanes

Vagner Souza
Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 17/10/2019, às 16h47   Pedro Vilas Boas e Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), agora demonstrou preocupação com as manchas de óleo que chegaram às praias do município desde a última semana. O Rio Joanes pode ser um dos atingidos. A petista participa da reunião do governador Rui Costa com prefeitos e dirigentes da Defesa Civil dos municípios baianos atingidos por manchas de óleo, na tarde desta quinta-feira (17).

Segundo a prefeita, o Rio Joanes perpassa por seis municípios desembocando em Lauro. “Naquele dia da decretação da emergência pensei em não entrar porque muitos municípios estavam piores que nós, mas no mesmo dia que entramos apareceram 7 toneladas de óleo, manchas. Já recolhemos todas. Nossa preocupação maior é o rio Joanes porque o rio já vem de 6 municípios e desagua em Lauro de Freitas. Temos muito medo de ele ser contaminado porque ele é preservação ambiental e abastece a Região Metropolitana de Salvador”, ressaltou.

A petista ainda apontou a situação de pescadores e marisqueiras das regiões atingidas. “Também estamos preocupados com os pecadores porque eles estão passando por necessidade porque as pessoas não estão mais comprando os produtos dos pescadores dessa região. Estamos buscando ver se o governo do estado junto ao governo federal consegue o seguro defeso”.

Nesta quarta-feira (16), ministra da Agricultura Tereza Critina anunciou que o governo vai antecipar em um mês o pagamento do seguro-defeso para as comunidades de pescadores no Nordeste que tenham sido afetadas pelas manchas de óleo na região. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp