Política

Neto ressalta trabalho da prefeitura na limpeza das praias e diz que não é hora de “disputa política”

Vagner Souza /Bnews
Capital baiana é a cidade mais afetada com manchas de óleos   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza /Bnews

Publicado em 18/10/2019, às 11h07   Aline Reis e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto falou sobre as manchas de óleo que atingem as praias de todo o Nordeste brasileiro desde o mês de setembro. Nas praias de Salvador já foram retiradas 76 toneladas de petróleo até a madrugada desta sexta (18). A capital baiana é a cidade mais afetada pelo desastre ambiental. Neto ressaltou que a prefeitura se colocou de plantão 24h para limpeza das praias e já liberou recursos. 

“Estamos ao lado do Ibama, da Marinha e todos os órgãos federais. Não é hora para perdermos energia com qualquer tipo de disputa política, isso tem que ser deixado de lado. O momento agora é de dar as mãos, mas lembrando que é fundamental que se reconheça o esforço de cada um”, pontuou, durante a assinatura da ordem de serviço para o Museu da Música, no Comércio. “Não faltarão recursos, não faltarão decisões para garantir a plena limpeza das praias de Salvador.  Não há prazo para se esgotar a operação de limpeza. Vai durar o tempo necessário”, garantiu o prefeito. 

ACM Neto destacou ainda que Salvador soube dar a resposta necessária ao problema. “Garantimos a mais eficiente limpeza de praia de todo o Brasil. A resposta que nós demos nesses últimos dias demonstra que a equipe da prefeitura de Salvador hoje tem uma capacidade incomparável de enfrentar situações críticas, de superar situações emergências. A orientação que dei foi que não medíssemos esforços, não fizéssemos contas de quanto teria que ser gasto, autorizei imediatamente a Limpurb a reforçar as equipes, tínhamos começado com 60 homens, chegamos no dia de ontem com mais de 400 pessoas trabalhando apenas nessa operação. Autorizei que publicasse um decreto de operação especial para trabalharmos no esquema de plantão, 24h por dia”, afirmou.  

Após a assinatura da ordem de serviço o prefeito se reuniu com o comando da Marinha e depois visita a praia Pedra do Sal em Itapuã. “A gente fica por um lado muito triste por ver esse desastre ambiental que precisa de uma justificativa, precisa de uma identificação da sua responsabilidade , mas por outro lado, a gente fica feliz quando ver a capacidade de resposta da prefeitura de Salvador”. 

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 187 localidades em mais de 70 municípios de 9 estados. A origem do material poluente está sob investigação. Entre os locais em que há registro das manchas de óleo em Salvador estão as praias da Pituba, Jardim dos Namorados, Jardim de Alah, Boca do Rio, Stella Maris, Praia do Flamengo, Ipitanga, Piatã, Itapuã (Pedra do Sal), Amaralina, Ondina, Rio Vermelho e Barra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp