Política

Éden Valadares assume a presidência estadual do PT na Bahia

Divulgação/João Ramos
Após união de chapas, o candidato obteve maioria dos delegados  |   Bnews - Divulgação Divulgação/João Ramos

Publicado em 20/10/2019, às 18h25   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido dos Trabalhadores na Bahia (PT-BA) já tem novo presidente eleito neste domingo (20). Éden Valadares, da chapa Renova PT, vai substituir Everaldo Anunciação nos próximos quatro anos. O ex-assessor venceu com 230 votos, contra 152 de  Elen Coutinho e seis de Jorge Braga.

Após ser eleito, Éden falou da importância da unidade. “A disputa no PT não nos divide, ela nos multiplica. O PT sai mais forte e mais unido desse congresso estadual. Tivemos um exemplo de vitalidade do PT”, afirmou. 

O novo presidente do PT-BA também destacou a renovação geracional que marca essa eleição. “Não abriremos mão de defender os legados de Lula, de Dilma, de Wagner e de Rui. Nós vamos honrar a tradição de todos aqueles que construíram o PT. Somos fruto dessa luta dos que nos antecederam. Está dada a transição geracional no PT”, ressaltou. 

Neste sábado (19), Éden já havia rebatido a crítica de Jacó sobre o apoio dado a ele pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). O novo presidente do diretório estadual do partido declarou que via com “absoluta naturalidade” o apoio recebido.

“O senador, o militante Jaques Wagner é um cara ativo, vivo, participa de nossa vida partidária. Quando era governador, ele não se metia nem participava das eleições internas. Mas, na condição de senador, ele não dirige uma coalizão. Ele é um senador do PT e tem opiniões sobre o PT”, afirmou Éden ao BNews.

Antes mesmo do resultado, já se especulava a vitória da chapa Renova PT, que firmou aliança com a Optei e conseguiu maioria dos delegados votantes. O Congresso do PT, que aconteceu em Salvador neste fim de semana, foi marcado por fortes debates sobre os rumos do partido diante dos desafios da atual conjuntura.

Biogarfia
Éden Valadares, 37 anos, nasceu em Salvador, é casado, pai de dois filhos e militante do Partido dos Trabalhadores desde 2001.
Ele iniciou a militância no movimento estudantil universitário, foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e, no PT, exerceu o mandato de Secretário Estadual de Juventude.

Em 2007, foi nomeado como o primeiro Coordenador de Políticas Públicas de Juventude do Governo da Bahia. A partir de 2011, passou a trabalhar diretamente com Jaques Wagner, de quem foi assessor e chefe de gabinete na Casa Civil da Presidência da República e no Senado Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp