Política

"Não invadi área de colega", defende-se Duda; "Filhinho de papai", ataca Carballal

Arquivo
Vereadores trocaram agressões em grupo de WhatsApp  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 05/11/2019, às 16h28   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Os vereadores Duda Sanches (DEM) e Henrique Carballal (PV) foram procurados pelo BNews para dar as suas versões um dia após a troca de agressões no grupo de WhatsApp que reúne edis da Câmara Municipal de Salvador. Nesta terça-feira (5), Carballal acusou Duda de invadir o seu reduto eleitoral, mais precisamente em Jardim Nova Esperança. Duda diz que não foi bem assim.

"Uma pessoa tinha me procurado, uma liderança, me pedindo para que eu começasse um trabalho lá. Viu meu trabalho na região. Eu sabia que era [reduto] de Carballal e disse 'não tenho interesse', porque em uma briga dessa o cara vem para cima de mim também. E tem muitos lugares em que não tenho colega vereador da base e que posso chegar com tranquilidade. Em resumo, três meses depois a pessoa me procura e me mostra mensagens dizendo que Carballal humilhava, maltratava, que não tinha cumprido o que tinha acordado, que já tinha saído há dois meses do gabinete dele e tal, tal e tal. Trouxe para mim", declarou, para a reportagem.

"Comecei um trabalho [na região] e em três meses em que estou lá, já consegui levar algumas obras e muitos investimentos. E aí ele destemperou, me ameaçando. Nas respostas [no WhatsApp] sou muito claro. Fui convidado para começar um trabalho. E quando ele [Carballal] me chama e diz que vai me dar uma lição, digo 'estou no gabinete, mas posso lhe encontrar onde você quiser para saber que lição é essa'. A versão é essa. Não tem outra. Não invadi área de colega. Nossa cidade é muito pobre, que precisa de muitos vereadores em várias regiões. É óbvio que eu não quero confusão com ninguém, mas se ele não estava dando assistência, a população não pode ficar desassistida", completou Duda.

Já Carballal voltou a fazer ataques ao edil. "Filhinho de papai que nunca teve que assumir a responsabilidade das coisas", alfinetou, em referência ao fato de o edil ser filho do deputado estadual Alan Sanches (DEM).

O vereador afirma que tem um trabalho acumulado no bairro, com apoio para diversas obras na região e benefícios para a comunidade. "Coloquei no grupo de vereadores, porque ele usou dinheiro e poder econômico comprando lideranças, bancando campeonato de futebol e, na final do campeonato dos dois times, eram times que jogavam com a minha camisa, meus times queriam apresentar apoio há oito anos no bairro", defende-se.

Ele diz que jamais teve a intenção de ameaçar a integridade física do vereador. "Quando disse [no grupo] que iria dar uma lição, não disse que iria dar uma porrada nele, que ia brigar ou sair na mão. Disse que iria dar uma lição política", explica. O vereador revela ainda que foi aconselhado pelo presidente Geraldo Júnior (SD) a não levar o caso adiante. "Em respeito a liderança do presidente, o caso está encerrado. Agora, não quero nunca mais relação com esse rapaz. Pessoalmente para mim ele demonstrou o que é".

Entenda o caso
A briga começou às 15h40 com uma mensagem de Carballal. "Quero agradecer ao vereador mau caráter que patrocinou o campeonato em Jardim Nova Esperança, ele tenta invadir áreas consolidadas de colegas, tira fotos dando troféu e medalhas mas o povo sabe quem está ao seu lado", acusou, postando uma série de fotos em ações na região, mas sem citar Duda. "Mas vou lhe encontrar e você vai aprender a respeitar colegas. Essa lição eu vou lhe dar. Ontem estava no interior, mas não vai faltar oportunidade".

Duda entendeu o recado e respondeu: "Você me encontrou hoje e não fez nada. Todos que me conhecem sabem que respeito espaço de colegas, a liderança já tinha pedido para sair do seu time porque você a maltratou como faz com todos. Você é ausente e preguiçoso, já eu aprendi desde cedo a acordar cedo e dormir tarde. Estou no gabinete mas se quiser vou ao seu encontro agora para ver que lição é essa que você vai dar".

Carballal retrucou: "Estou na Sete Portas. Amanhã lhe encontro na Câmara". Ao que Duda finalizou: "Seu destempero não o fará ganhar a eleição".

Os demais vereadores da turma do "deixa disso" acompanharam a conversa e tentaram apaziguar os ânimos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp