Política

BNews em SP: Eu estou de volta, diz Lula em primeiro ato político organizado após deixar prisão

Sigmapress/Folhapress
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou discurso em frente ao sindicato dos Metalúrgicos por volta das 15h deste sábado (9)  |   Bnews - Divulgação Sigmapress/Folhapress

Publicado em 09/11/2019, às 15h33   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou discurso em frente ao sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, por volta das 15h deste sábado (9). No primeiro ato político organizado após deixar a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, na noite de sexta-feira (8), Lula falou para uma multidão: “eu estou de volta”.

Em um discurso eleitoral, o ex-presidente falou de sonhos, recuperação da economia, da autoestima da população. “Só quero dizer uma coisa: eu estou de volta. E por que eu queria voltar? Eu li muitas coisas e perguntavam ‘será que o Lula vai radicalizar quando sair de lá?’ ‘Será que o Lula vai querer vingança?’ Eu não quero nada. Eu quero construir esse país com a mesma alegria como construímos antes. O meu sonho não é resolver meus problemas. Eu sou um cara que não tenho emprego, não tenho aposentadoria, minha vida tá bloqueada. A única certeza que tenho é que estou com mais coragem de lutar. Lutar para recuperar o orgulho de ser brasileiro”.

Entenda

Decisão

Na quinta-feira (7), por 6 votos a 5, o STF decidiu derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento que vinha sendo adotado desde 2016. A maioria dos ministros entendeu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.

Saída

Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Na sexta-feira (8), o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade. Lula deixou a carceragem da PF por volta das 17h30. Fez discurso em frente ao local. Segue para São Bernardo do Campo neste sábado (9), onde faz um ato político em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp