Política

Carballal entrega vice-liderança e vai trabalhar para derrubar veto de Neto

Vagner Souza/BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 13/11/2019, às 17h39   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Henrique Carballal (PV) confirmou ao BNews que vai colocar à disposição o cargo de vice-líder de governo na Câmara Municipal de Salvador. O edil disse que vai trabalhar para derrubar o veto do prefeito ACM Neto (DEM) ao projeto de lei que pretendia proibir o arrastão da Quarta-feira de Cinzas.

"Sou um político coerente e respeito muito o prefeito. Sou um dos aliados mais fiéis e corretos dele aqui na Câmara. Tenho certeza que contarei com o apoio do presidente da Câmara Geraldo Júnior nessa empreitada", declarou.

Carballal conclamou todos os líderes religiosos e também espera contar com o apoio da bancada evangélica da Câmara Municipal para derrubar o veto.  Dos 22 votos necessários para derrubar o veto, ele já diz ter 18. O vereador rebateu o argumento de que o projeto fere a laicidade do Estado.

"Se abriu um precedente perigoso, porque o prefeito está declarando que todos os feriados religiosos (são inconstitucionais)", avaliou, afirmando que promete ir até as últimas consequências para derrubar o veto.

A matéria, de autoria do vereador, foi aprovada em setembro deste ano. A proibição pretendia pôr fim dos festejos pós programação oficial do carnaval entre as 5h às 23h59 em locais públicos. O edil usou a justificativa religiosa do assunto por desrespeitar o início da Quaresma, um dos momentos mais importantes do rito cristão, principalmente o Católico. Quem descumprisse a medida poderia ser multado.

Neto alegou que a Procuradoria-Geral do Município deu parecer jurídico contrário a matéria. E alegou que a Prefeitura não realiza a festa. Carballal questiona o argumento. "Quem é que paga os trios elétricos que tocam no arrastão?", questiona.

Ele também afirma que vai entrar com uma ação no Ministério Público da Bahia para avaliar os eventuais "crimes de responsabilidade" pela realização do evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp